UFPR integra rede de pesquisa em gestão universitária

A Universidade Federal do Paraná passou a integrar a rede de estudo e de investigação na área da Gestão Universitária e das Políticas de Ensino Superior no âmbito dos Países de Língua Portuguesa. A instância foi criada no Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, na primeira conferência organizada conjuntamente pelas Universidades de Lisboa, PUC/São Paulo, de Coimbra e do Ensino Superior e Ciência, de Cabo Verde.

A conferência internacional foi realizada em Lisboa, de 14 a 16 de novembro e a UFPR foi representada pela pró-reitora Maria Amelia Sabbag Zainko. Ela apresentou o trabalho ‘Observatório da Educação Superior: políticas e práticas de formação de professores na universidade pública’, abordando aspectos da formação de docentes no âmbito da educação básica pública do Paraná. O evento reuniu cerca de 300 pessoas vindas de instituições de ensino de Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Brasil.

Além de formalizar a nova rede que propiciará oportunidades de intercâmbio de pesquisas e projetos relacionados à gestão da educação superior, o encontro definiu pela criação de uma série de ações e outras atividades que visam agregar os membros dos órgãos de gestão das IES. Entre elas, a realização de conferências anuais (a de 2012 será em Macau); um website com notícias, textos e artigos relevantes para partilha permanente entre os membros da rede; uma revista eletrônica com artigos originais de conteúdos científicos ligados à gestão universitária; organização de pós-graduação sobre a gestão universitária; e a promoção de estágios e visitas de formação, favorecendo o intercâmbio entre os responsáveis da gestão das instituições interessadas.

Fonte: ACS/Prograd