Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR entre as melhores do Brasil: MEC divulga indicadores de qualidade da educação superior de 2022

Na tarde desta terça-feira (2), o Ministério da Educação (MEC) divulgou os principais indicadores de qualidade da educação superior do Brasil, entre eles o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Ambos os indicadores são calculados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em relação a IGC, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) manteve-se entre as melhores do Brasil. Das mais de duas mil instituições de ensino superior (IES) avaliadas no Brasil, somente 54 obtiveram o conceito 5 (máximo), entre elas a UFPR. No País, das 203 universidades avaliadas, 25 universidades obtiveram o conceito 5 (máximo) Na região Sul, das 49 universidades avaliadas, somente 07 universidades obtiveram o conceito 5 (máximo)

No que se refere ao CPC, a UFPR melhorou sensivelmente os seus resultados, sendo que 9 cursos aumentaram seus conceitos em relação à avaliação anterior e 2 cursos que não haviam sido avaliados anteriormente obtiveram conceito 5 nesta primeira avaliação. Detalhando melhor, dos 15 cursos avaliados agora, 7 cursos obtiveram conceito 5 (máximo), 7 cursos obtiveram conceito 4 e apenas um deles obteve conceito 3.

O Reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, salienta que “o histórico dos indicadores do MEC demonstra, sem sombra de dúvida, a qualidade da formação acadêmica na UFPR, que é resultado do compromisso e da dedicação de tantos servidores, técnicos e docentes, na busca constante para construção desta trajetória de excelência e contribuem diariamente para a formação de profissionais capacitados e comprometidos com a sociedade”.

Abaixo os resultados divulgados pelo MEC:

“É com satisfação que recebemos os resultados positivos dos indicadores divulgados pelo MEC. Estamos comprometidos em manter o alto padrão de ensino e em continuar investindo em melhorias contínuas nos nossos cursos, sempre em permanente diálogo e respeito às coordenações de curso e ao fórum de coordenadores”, disse Júlio Gomes, Pró-Reitor de Graduação (Prograd) da UFPR.

Sobre os indicadores

O CPC é o principal indicador de qualidade de um curso de graduação. Ele é calculado levando em conta o desempenho dos estudantes do curso no Enade, a formação e regime de trabalho dos docentes e o desempenho dos estudantes no Enem em comparação ao desempenho no Enade, além de uma avaliação realizada pelos estudantes participantes do Enade em relação às condições de oferta. A maior parte dos cursos são avaliados pelo CPC. Cada curso é avaliado com uma periodicidade de 3 anos.

Já o IGC é o principal indicador de qualidade das Instituições de Educação Superiores (IES). Universidades, Centros Universitários e Faculdades, públicas e privadas, são avaliadas e atribui-se a elas este indicador, que é uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza em único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado a cada ano e, desde 2017, a UFPR está no patamar 5, que é o conceito máximo.

Gestão Pública obteve o primeiro lugar nacional, entre os 139 cursos avaliados e o curso de Gestão da Qualidade obteve o 2o lugar nacional entre os 78 cursos avaliados. Além disso, os dois cursos de tecnologia obtiveram os melhores desempenho entre os cursos da UFPR.

Foto de destaque: Ana Assunção

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...
UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades...