UFPR entre as 10 melhores instituições de ensino em índice do TCU

27 setembro, 2024
16:47
Por Luana Lopes
557 Visualizações
UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) se destacou no resultado do Índice de Eficiência e Sustentabilidade da Governança (iESGo) 2024, elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no quesito de governança pública. O levantamento foi gerado após autoavaliação das organizações públicas federais e outros entes jurisdicionados ao TCU.

A UFPR atingiu o patamar avançado de 87%, subindo para a 10ª posição no ranking das 107 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), ocupando a 1º posição do Sul do Brasil. O resultado superou as expectativas do Plano de Desenvolvimento Institucional 2024, que estipulou um patamar de 75%.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan)/Coordenadoria de Governança e Riscos (CGR)

O iESGo foi gerado a partir da reformulação do questionário de avaliação dos processos de governança e gestão (iGG) das instituições, incorporando a governança e gestão da sustentabilidade ambiental e social (iESGo). Os seguintes temas foram abordados nesta edição de 2024: Governança Pública (Liderança, Estratégia, Controle); Governança e Gestão de Pessoas; Governança e Gestão de Tecnologia da Informação; Governança e Gestão de Contratações; Governança e Gestão Orçamentária; Governança e Gestão de Sustentabilidade Ambiental; e Governança e Gestão de Sustentabilidade Social.

O resultado foi celebrado pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca: “Conseguimos melhorar muito no índice de governança do TCU, chegamos a 87% e passamos a ocupar a 10ª posição no ranking nacional, que tinha outras 107 instituições. Este resultado é fruto de nosso trabalho contínuo de gestão e planejamento responsável e reflete o comprometimento e dedicação de toda a comunidade da UFPR com a excelência e a sustentabilidade. Alcançar essa posição é uma conquista significativa para toda a nossa comunidade, pois reafirma o compromisso da UFPR com a excelência e a responsabilidade na gestão pública”.

O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR, Fernando Mezzadri, destacou a relevância da posição no índice para a instituição.

“Esse resultado do iESGo demonstra o grande trabalho desenvolvido por toda equipe da Proplan e demais servidores envolvidos nesta ação das outras unidades da UFPR. Ninguém melhor que o TCU para avaliar as ações de governança, gestão, transparência, integridade e gestão orçamentária das Ifes. Ficar entre as 10 melhores Instituições Federais de Ensino Superior do país e receber nota máxima no item governança e gestão orçamentária é motivo de orgulho e sensação de dever cumprido.”

O gráfico abaixo mostra a evolução do indicador de governança e gestão públicas da UFPR desde a criação do iGG, pelo TCU. A instituição saiu da marca dos 15% em 2017, onde encontrava-se na 92ª posição no ranking das Ifes, atingindo o índice iESGo de 87% em 2024.

“Estamos muito felizes com a excelente notícia. Cada atividade implementada em suas áreas contribuiu muito para a melhoria dos indicadores de governança e gestão da UFPR, como por exemplo identificar e melhorar os processos institucionais, identificar e mitigar riscos, ampliar a transparência das ações e dos processos de trabalho, colaborar e motivar implementação de ações de sustentabilidade ambiental e social, propor melhorias no Plano Estratégico Institucional, entre tantas outras”, disse Aldemir Junglos, coordenador da CGR.

O relatório completo pode ser encontrado no site da CGR.

Com informações da Proplan-UFPR

Sugestões

05 dezembro, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Litoral convida a comunidade acadêmica e externa a se unir […]

04 dezembro, 2024

Na última terça-feira (03), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) formalizou a renovação de um acordo de cooperação […]

04 dezembro, 2024

O Grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná (GMPB-UFPR) retorna ao palco do Teatro da Reitoria nos […]

04 dezembro, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) celebrou um marco significativo em 2024, com a titulação de mais de […]