Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Ridesa apresentam novas variedades e cana-de-açúcar em Dia de Campo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, na próxima quarta-feira (31), o tradicional “Dia de campo” com a divulgação do manejo de 21 novas variedades RB de cana-de-açúcar liberadas pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento Sucroenergético (Ridesa).

As atividades e trabalhos realizados no Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA/UFPR/Ridesa) também serão abordadas no evento, que ocorrerá na Estação Experimental da UFPR em Paranavaí, a partir das 9 horas.

Serão apresentadas cultivares indicadas para diferentes ambientes de produção no Brasil e no estado do Paraná, sendo quatro delas desenvolvidas pela UFPR, cinco pela Federal de São Carlos (UFSCar), seis pela Federal de Alagoas (UFAL), uma pela Federal de Goiás (UFG), uma pela Federal de Viçosa (UFV), uma pela Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e três pela Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Também haverá divulgação de novos materiais que estão em fase de desenvolvimento e que têm apresentado excelente desempenho nas experimentações conduzidas no estado.

UFPR na Ridesa

Desde 1992, o PMGCA, vinculado ao Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da UFPR, já desenvolveu dez variedades de cana-de-açúcar. Em 2021, em conjunto com a Ridesa, liberou 21 novas variedades.

Ridesa

A Ridesa é formada por um convênio de cooperação técnica entre dez universidades federais, do qual a UFPR faz parte. Atualmente, a rede é o principal núcleo de pesquisa canavieira no âmbito do Governo Federal, desenvolvendo as cultivares denominadas República do Brasil (RB).

Sugestões

As emergências das epistemologias cognitivas Africanas é tema do próximo encontro do Decom
O  Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná  (UFPR) vem promovendo...
Projeto de extensão da UFPR participa do lançamento da Festa Feira PPPEA na Praça, em Guaratuba
O Programa de Extensão Universitária Agroecologia e Movimento e os Projetos de Extensão Sistemas Agroflorestais...
Labfeno apresenta: Psicologia e suas interfaces
O Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade da Universidade Federal do Paraná, através do Projeto...
Vice-reitora da UFPR participa de evento em prol da saúde mental materna
No próximo sábado, 11, às 14h, na Ópera de Arame, a vice-Reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, estará...