A Universidade Federal do Paraná é considerada a quarta melhor federal do Brasil e 12ª melhor universidade da América Latina pelo Webometrics Ranking of World Universities, produzido por um órgão público de pesquisa espanhol. O estudo, também conhecido como Ranking Web of World Universities, foi divulgado no fim de janeiro deste ano.
No total, 31 mil instituições de mais de 200 países foram avaliadas. A UFPR ficou na 610ª posição mundial e em 7º lugar na colocação nacional. Há apenas duas paranaenses entre as cinquenta primeiras colocadas no ranking latino, ambas federais: a UFPR e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Entre as 20 melhores do país só há universidades públicas, federais e estaduais.
“O resultado de mais esse ranking é sinal de que – apesar de todas as dificuldades por que passam as universidades federais e também a nossa UFPR – o rumo está certo e é firme na direção da excelência”, comemorou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.
Metodologia
O ranking usa indicadores webométricos – análise realizada na web sobre acessos e padrões de uso – e bibliométricos – métodos para construir indicadores sobre a informação científica e tecnológica. O objetivo é mensurar a atividade científica das instituições na web e, assim, incentivar as universidades a dar acesso ao conhecimento gerado por elas.
Webometrics Ranking of World Universities
O ranking foi criado em 2004 e está na 18ª edição. A lista é produzida pelo Cybermetrics Lab, do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha. O CSIC é ligado ao Ministério da Educação espanhol e tem o objetivo de promover a investigação científica e de formação de novos pesquisadores.
Curso tem duração de dois meses; inscrições vão até quinta-feira (4) Por João Heim Através de ação de […]
A Universidade Federal do Paraná abriu oficialmente as atividades do projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária […]
Por NC-UFPR Termina na próxima quinta-feira (4/9), às 17 horas, o prazo para inscrições no Provar Transferência 2026, […]
Recurso viabiliza a construção do novo hospital que deve triplicar a capacidade de atendimentos SUS em Curitiba A […]