UFPR concede título de doutor ‘Honoris Causa’ a Paulo Grossi

Em sessão solene do Conselho Universitário (Coun), realizada na manhã desta terça-feira (30) no Teatro da Reitoria, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, outorgou o título de doutorado ‘Honoris Causa’ a Paulo Grossi, professor catedrático de História do Direito Medieval e Moderno na Universidade de Florença, na Itália.

Para o diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, é uma satisfação ter Paulo Grossi no rol dos doutores da Universidade. ‘Grossi é um exemplo de profissional, um dos grandes decanos da nossa disciplina. È uma honra poder homenagear quem eu considero como meu maestro’, conta.

Zaki também destaca a importância de realizar esta homenagem a uma personalidade internacional como Paulo Grossi. ‘É uma honra contar com um nome como este no nosso quadro de doutores ‘Honoris Causa’. Grossi é um exemplo de pessoa, e atos assim ajudam a aumentar o vínculo já antigo entre Brasil e Itália’, diz.

Em sua fala, Paulo Grossi afirmou estar honrado e sinceramente grato pela homenagem. ‘É uma honra grandíssima, especialmente pelo prestígio já adquirido pela Universidade de Direito da UFPR’, garante.

A sessão do Coun antecedeu o V Congresso Brasileiro de História do Direito, que será de 29 de agosto a 2 de setembro no Teatro da Reitoria e contou com a presença de alunos e professores de Direito da UFPR além da vice-diretora do Setor de Ciências Jurídicas, Vera Karam, do diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Florença, professor catedrático Paulo Cappelini e do cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia.

Sessão solene do Coun em homenagem ao jurista italiano Paulo Grossi
Foto: Karina Sabbag