UFPR celebra seus 111 anos  marcada por agradecimentos e reconhecimentos

15 dezembro, 2023
13:59
Por Bruna Soares

No marco dos seus 111 anos de história, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou mais um ano em uma sessão pública e solene do Conselho Universitário (COUN) nesta quinta-feira (14), no Teatro da Reitoria.  O aniversário foi comemorado cinco dias antes do nascimento oficial da UFPR, que ocorreu em 19 de dezembro de 1912.

A solenidade, que começou com a entrada solene do Cortejo Universitário no Teatro, foi marcada por apresentações culturais do Coro e da Orquestra da UFPR, da Companhia de Dança Téssera e com Grupo de MPB da UFPR executando o hino nacional.

Foto: Marcos Solivan

Estiveram presentes para celebrar o momento, membros dos  Conselhos Universitários, servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes da UFPR,  convidados e demais autoridades. 

Foto: Marcos Solivan

Compuseram a mesa da solenidade o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a vice-reitora,  Graciela Inês Bolzón de Muniz, o ex-reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Junior (2002 – 2006 e 2006 – 2008) e Rogério Andrade Mulinari (2008 – 2012 e 2012 – 2016), além do Procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia e o Presidente do TRT da 9ª Região, Célio Horst Waldraff. 

Foto: Marcos Solivan

No discurso, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca lembrou dos caminhos que foram abertos por conta do empenho dos gestores que antecederam a sua gestão. Ricardo também agradeceu e reconheceu o esforço de todos aqueles que fazem a excelência da universidade no dia a dia. “Essa universidade é a universidade mais antiga do Brasil, mas essa trajetória se deve a tantas mãos e tantos esforços de quem está aqui hoje e de quem esteve aqui ontem”.  Fonseca ainda pontuou sobre o desempenho da universidade e os rankings em que a mesma vem se destacando. “Eu gostaria de celebrar os 111 anos da Universidade Federal do Paraná evocando essa sua imensa qualidade científica, líder no ensino, na pesquisa, na extensão e também na inclusão. Viva a nossa Universidade do Paraná por mais 111 anos”. 

Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. Foto: Marcos Solivan

“Celebrar um marco extraordinário na educação da história do Brasil”, disse a vice-reitora, Graciela Inês Bolzón de Muniz. Graciela ainda comenta que essa jornada foi marcada por muitos desafios, mas também por vitórias. “ Uma jornada que está longe de terminar, mas com muitas conquistas ainda pela frente. Que os próximos anos sejam ainda melhores, rumo a um futuro cada vez mais promissor”, conclui. 

Homenagens 

A solenidade destacou a importância do Hospital de Clínicas da UFPR e seus profissionais de saúde. Para representar todos os profissionais na categoria Hospital de Clínicas, o homenageado foi o enfermeiro Luiz Carlos Cretella Souza, que recebeu um certificado de homenagem do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. Formado há 18 anos, Luiz Carlos iniciou suas atividades no CHC/UFPR em 2015 atuando na Unidade de Clínica Médica e na Unidade de Cuidados Especializados (Infectologia), atualmente desenvolve suas atividades na Supervisão Noturna, serviço vinculado à Divisão de Enfermagem.

Categoria Ensino –  Cristina de Oliveira Rodrigues também foi a homenageada da noite representando todos os professores e professoras da UFPR. Cristina é Médica e infectologista pediátrica, professora titular do Departamento de Pediatria do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, onde atua desde 1999. Atuando na UFPR do município de Toledo durante 8 anos, consolidando o Campus Toledo e o curso de medicina com uma proposta pedagógica contemporânea, que já graduou duas turmas de médicos e em janeiro  formará sua terceira turma.

Iniciação Científica –  A área da pesquisa, ciência e tecnologia também teve destaque. Representando cada uma das três áreas do conhecimento a partir de trabalhos selecionados como primeiros colocados de bancas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UFPR, do Edital 2022/2023, temos o aluno Gabriel Mendes, representando a área de Ciências da Vida, a área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, a aluna Adriana Duarte Dalla Costa e na na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, a aluna Tailine Fatima Hijaz.

Pós-Graduação – Adiante, tivemos homenagens na Pós-Graduação para alunos que receberam Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese, Edição 2023. Segue os nomes: Renata Borges Kempf, do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento; Mayara Regina Munaro, do programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Matheus Deniz, do Programa de Pós-graduação em Zootecnia.

Pesquisa – Representando os pesquisadores da UFPR, Rita de Cássias dos Anjos e Adriano Nervo Codato receberam certificado de homenagem. 

Extensão – Como uma forma de reconhecimento da extensão e cultura que é desenvolvida na UFPR, a homenageada da noite foi a Servidora Técnica Administrativa Maria Rita Taques Michalski, em nome de todos os profissionais envolvidos na extensão universitária.  Maria Rita está na UFPR desde maio de 1992 e se destaca por sua atuação na promoção e desenvolvimento de diversas atividades extensionistas; atualmente é coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), apoiando grupos e empreendimentos cooperativos. 

Cultura – Para condecorar todos os servidores que atuam na cultura, Cristiane Wosniak, coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da UFPR, recebeu a honraria. Em sua trajetória artística – junto à Téssera Companhia de Dança e como coordenadora dos Grupos de Dança Junior e Juvenil da UFPR Cristiane deixa um legado e um acervo de 122 obras coreográficas.

Vídeo e arte

Os presentes à cerimônia assistiram ainda a um vídeo com momentos importantes com uma linha do tempo até o atual momento contando o porquê 2023 é um ano a ser comemorado. 

O encerramento ficou por conta da bateria Unificada da UFPR. Acompanhe na íntegra, a solenidade em comemoração aos 111 anos da UFPR pelo Youtube da UFPR TV Eventos.

Bateria Unificada da UFPR. Foto: Marcos Solivan

Sugestões

26 julho, 2024

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) divulgou o período complementar da Avaliação de Desempenho 2024 dos servidores […]

24 julho, 2024

O linguista Carlos Alberto Faraco e o professor de literatura brasileira Fernando Gil são finalistas na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários; Maria Isabel Limongi, na de Filosofia.

23 julho, 2024

Coalizão Paraná pela Década do Oceano já reúne cerca de 90 pesquisadores paranaenses em torno da cooperação e da divulgação de conhecimento sobre temas oceânicos.

22 julho, 2024

Na tarde desta sexta-feira (19/07), a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou uma reunião com representantes […]