Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR anuncia mudança no sistema de lista de espera do vestibular e mais vagas para o PSS Enem

Os candidatos que fizeram a segunda fase do Vestibular 2024 da Universidade Federal do Paraná  (UFPR), mas não forem aprovados na chamada geral, no próximo dia 17, deverão antecipar o envio dos documentos necessários para o registro acadêmico, caso desejem ser incluídos na lista de espera para as chamadas complementares. Ao contrário dos anos anteriores, os documentos deverão ser enviados antes das chamadas complementares, ainda em janeiro. 

Até o vestibular anterior, a cada chamada complementar os candidatos aprovados eram convocados para apresentar a documentação. Isso, porém, tornava o processo mais lento e até inviabilizava a ocupação das vagas em alguns casos; nas chamadas mais tardias, fazia com que os alunos perdessem vários dias de aula. “Com a mudança, queremos evitar esse problema e otimizar o preenchimento das vagas”, afirma o coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR, professor José Carlos Eidam. 

Este ano, o processo funcionará da seguinte forma: no dia 24 de janeiro, uma semana depois da divulgação da lista de aprovados na chamada geral, a UFPR vai publicar a lista de candidatos convocados para apresentação dos documentos necessários para registro acadêmico. Estarão nessa lista todos os candidatos não aprovados na chamada geral, mas classificados – ou seja, que não tiraram zero em nenhuma das provas da segunda fase do vestibular. 

Esses candidatos terão prazo de 25 a 29 de janeiro para enviar os documentos exigidos, pelo site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR. O candidato que não enviar a documentação neste prazo será automaticamente eliminado da lista de espera e perderá a oportunidade de ocupar uma vaga não ocupada previamente no Vestibular 2024 da UFPR. 

A primeira chamada complementar do Vestibular UFPR 2024 está prevista para o dia 7 de março. As demais dependerão da existência de vagas não preenchidas nas chamadas anteriores. 

A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (10), em entrevista coletiva com a presença do reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca; da vice-reitora, professora Graciela Bolzón de Muniz; do pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, professor Júlio Gomes; e do coordenador geral do Núcleo de Concursos, professor José Carlos Eidam. 

De acordo com o reitor, a mudança no sistema de lista de espera deverá tornar o processo mais ágil. “Isso faz parte de um conjunto de medidas que a UFPR vem adotando desde 2017 para preencher o maior número possível de vagas nos processos de ingresso”, disse. “Vai facilitar o processo tanto para o candidato quanto para a universidade”, complementou a professora Graciela Muniz. 

O pró-reitor de Graduação, professor Júlio Gomes, destacou que o envio da documentação pelos candidatos vai equivaler a uma confirmação de interesse em ocupar uma vaga na UFPR. “É muito importante que os candidatos estejam atentos, pois se não enviarem a documentação no prazo, ficarão fora da disputa por uma vaga no Vestibular 2024 UFPR”, destacou. 

“Com esse novo formato, ao final do processo de análise da documentação teremos uma lista de candidatos efetivamente aptos a ocupar uma vaga”, disse o professor Eidam. 

Outra novidade 

Durante a coletiva, o reitor Ricardo Marcelo também anunciou a ampliação do Processo Seletivo Simplificado Enem, que permite o ingresso em cursos de graduação da UFPR sem vestibular e sem taxa de inscrição no processo. 

A primeira edição do PSS Enem, em caráter piloto, aconteceu em janeiro de 2023, com bons resultados. Das 572 vagas ofertadas, 244 foram ocupadas (42,6%). Nessa primeira edição, foram ofertadas vagas apenas em campi da UFPR fora de Curitiba. 

No fim de 2023, o PSS Enem foi institucionalizado e formalmente incluído no calendário da UFPR e, na edição 2024, ofertará vagas também em todos os cursos de graduação da UFPR que apresentaram baixa procura no Vestibular 2024, incluindo os de Curitiba. 

São 916 vagas distribuídas entre Curitiba (314), Jandaia do Sul (113), Matinhos (163), Palotina (253) e Pontal do Paraná (73). O edital com todos os detalhes será publicado no dia 18 de janeiro, no site do Núcleo de Concursos. O período para inscrições vai de 18 de janeiro até as 17 horas de 24 de janeiro. A íntegra da entrevista coletiva desta quarta-feira está disponível no canal de eventos da UFPR TV no Youtube.

Com informações do Núcleo de Concursos da UFPR

Imagem de destaque: Freepik

Sugestões

UFPR participa da 2ª Jornada da Natureza no estado do Paraná
Entre os dias 3 e 7 de junho aconteceu em diversos locais do estado do Paraná a 2ª Jornada da Natureza....
Nova seleção de Bolsistas - Projeto de Extensão Mapas Culturais: Mapeamento e Gestão Cultural
Estão abertas as inscrições para seleção de bolsistas de graduação e pós-graduação (doutorado) em diferentes...
Projeto de Extensão Saúde nas Ilhas promove atividades em Guaraqueçaba 
Nos dias 08 e 09 de junho o projeto Saúde nas Ilhas, sob coordenação da professora Fernanda Moura D’Almeida...
Estudantes de Publicidade e Propaganda criam curso gratuito e online de Comunicação Visual
Está disponível pela plataforma institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Aberta um curso...