As atividades letivas do primeiro semestre de 2023 começaram nesta segunda-feira (20) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) reforça a importância de ressignificação da cultura de acolhimento dos calouros – inibindo atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias – e relembra os canais de denúncia.
O trote é proibido na UFPR. “A instituição não tolera qualquer forma de violência, seja ela física, moral ou simbólica. Vamos sempre manter a universidade como espaço aberto ao diálogo e de prioridade do respeito ao outro”, destaca o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.
A universidade disponibiliza os seguintes canais institucionais para denunciar atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias: o e-mail alertatrote@ufpr.br, o telefone (41) 3888-7757 e o WhatsApp (41) 98424-0034. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) orienta que sejam enviadas informações sobre local, data e hora da ocorrência, o tipo de violência e, se possível, identificação do denunciante e dos suspeitos de praticarem a violência, porém a denúncia poderá ser feita anonimamente.

As situações que eventualmente chegarem à universidade serão analisadas por um comitê criado especialmente para este fim, que dará o encaminhamento devido a cada caso – internamente ou, se necessário, acionando o Ministério Público ou outros órgãos externos.
Recepção aos calouros
As comissões setoriais e o Diretório Central dos Estudantes, com o apoio da Prae, realizam a Semana de Recepção aos Calouros. A programação abrange um conjunto de atividades de natureza acadêmica, científica, artística, cultural, esportiva e recreativa. As ações são monitoradas pelas comissões setoriais de recepção.
A UFPR Litoral, em parceria com a Rede Unida, foi selecionada pelo Ministério da Saúde para realizar a […]
Por NC-UFPR A UFPR prorrogou por 24 horas o prazo para envio dos documentos para registro acadêmico dos […]
Por NC-UFPR Interessados em conseguir uma vaga em universidades públicas com a nota do Exame Nacional do Ensino […]
Por João Cordeiro, João Heim, Luana Lopes e Daniel Felipe A tarde que começou sob um sol escaldante, […]