Evento pretende discutir caminhos para a superação da situação de rua
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para apresentação de trabalhos no Seminário Nacional Moradia Primeiro. O evento será realizado no dia 30 de outubro pelo Núcleo de Prática, Ensino, Pesquisa e Extensão em Moradia Primeiro (NUPEMP-UFPR) e terá como foco discutir caminhos para a superação da situação de rua, com base na abordagem do Housing First.
O termo em inglês se refere a modalidade de acolhimento dedicada a oferecer habitação imediata e sem pré-condições para pessoas em situação de rua, garantindo acompanhamento multidisciplinar e condições de permanência para promover a autonomia e a reintegração social. Em Curitiba, o projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a UFPR e a Associação Mãos Invisíveis.
O organizador do evento, Tomás Melo, conta que a ideia é fortalecer ainda mais a iniciativa que está prestes a completar um ano de atividade em Curitiba.
“O objetivo é reunir a comunidade acadêmica e profissionais que se dedicam à formulação e execução de políticas públicas para trocar saberes práticos e teóricos sobre o modelo de atendimento a pessoas em situação de rua. A iniciativa busca superar o modelo tradicional de atendimento, focando na dignidade e na efetiva superação da vulnerabilidade”, afirma.
O evento promete abrir espaço para trocas de ideias, propostas e mobilização de uma agenda nacional pelo direito à moradia. A programação prevê ainda a participação de autoridades como a do professor José Ornelas do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) de Lisboa (Portugal) que foi o responsável por implementar o primeiro programa de Housing First no país europeu.
O seminário deve promover ainda uma mesa temática a respeito das experiências de aplicação e planejamento sobre a modalidade de acolhimento em diversas implementações no Brasil, com representantes de organizações da sociedade civil e do poder público de diversos municípios. Além disso, o evento dará amplo espaço para a exposição de trabalhos.
“Os estudantes podem inscrever seus trabalhos no formato banner, em áreas de conhecimento e foco diverso, desde que o tema seja população em situação de rua”, explica Tomás.
O evento é gratuito e aberto ao público geral, porém, é necessária inscrição prévia pela internet. Os trabalhos também precisam estar registrados no banco de dados do seminário até o fim de setembro.
Serviço
Seminário Nacional Moradia Primeiro: e a superação da situação de rua no Brasil
Data: 30 de outubro de 2025, das 9h às 18h
Local: Auditório Gralha Azul – Campus Botânico da UFPR – Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, Curitiba – PR.
Link de inscrição: https://forms.gle/3R3ryjVYLFsdrq3M9
Link para submissão de trabalhos: https://forms.gle/h5LcMGETBfwLY4Zi6
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]