Treinamento gratuito em matemática olímpica recebe inscrições de alunos de ensino fundamental e médio

15 janeiro, 2025
08:51
Por Aline Fernandes
Extensão e Cultura

Estão abertas até 8 de fevereiro as inscrições para a edição 2025 do Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI TOPMAT), projeto do Departamento de Matemática da UFPR que oferece preparação para competições como as Olimpíadas Brasileira e Paranaense de Matemática. Voltado para alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, o curso é gratuito e os inscritos deverão passar por uma prova de seleção, que ocorrerá no dia 15 de fevereiro.

As atividades do POTI TOPMAT acontecem presencialmente, no campus Centro Politécnico, aos sábados, das 8h às 12h. As aulas são ministradas por alunos de graduação e de pós-graduação da UFPR e utiliza material didático produzido e revisado pelos professores do programa. A ideia é que as aulas levem o aluno a resolver problemas matemáticos curiosos e instigantes, pensando em Matemática de uma forma diferente da que está acostumado na escola.

As inscrições devem ser realizadas neste link. A prova de seleção será presencial, no campus Centro Politécnico, das 8h às 11h do dia 15 de fevereiro. As orientações sobre a prova serão divulgadas via e-mail até o dia 14 de fevereiro.

Para mais informações, acesse o site do projeto ou envie um e-mail para poti@ufpr.br.

Foto: divulgação

O programa

O Programa de Formação em Matemática Olímpica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é ofertado gratuitamente aos alunos de escolas públicas e particulares desde 2016. As atividades são constituídas principalmente de aulas ministradas semanalmente por professores e estudantes da UFPR.

Os alunos são separados em três turmas, conforme a idade. As aulas são organizadas por disciplinas, seguindo o conteúdo programático das principais olimpíadas de Matemática. No nível 1 há duas disciplinas: Aritmética e Geometria. Nos Níveis 2 e 3, quatro disciplinas: Álgebra, Combinatória, Geometria e Teoria de Números. São aplicados simulados para avaliar o progresso dos alunos e também para prepará-los para as olimpíadas.

Além das aulas também são desenvolvidas atividades alternativas, como a Maratona Matemática, em que os alunos podem se divertir ao mesmo tempo que resolvem desafios matemáticos.

Sugestões

24 abril, 2025

Ferramenta digital busca ampliar a participação da comunidade universitária nas decisões institucionais A Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]

24 abril, 2025

A Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM), organizada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]

24 abril, 2025

Chegar a um novo país para estudar e precisar lidar com questões do dia a dia pode ser […]

24 abril, 2025

Por Flavia Keretch sob orientação de Mário Messagi Jr. – Gabinete da Reitoria Com o compromisso de fortalecimento institucional, melhorias […]