Mapeamento contínuo busca subsidiar ações de incentivo e fomento ao empreendedorismo, ajudar em rankings e informar impacto social
Egressos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que hoje têm empresa ou startup são o foco do mapeamento contínuo da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) da UFPR sobre empresas-filhas da instituição.
A superintendência mantém um formulário on-line para ser preenchido pelos responsáveis por esses empreendimentos, disponível neste link.
Segundo Pedro Henrique Cademartori, diretor da Agência de Inovação da SPIn, a ideia é que a universidade possa mensurar o impacto da sua atuação nos ecossistemas de inovação e empreendedorismo regionais, nacional e internacional.
De posse dessas informações, a superintendência terá mais meios de captar recursos a fim de subsidiar ações de incentivo e fomento em prol de empreendimentos da sua comunidade acadêmica.
Outro objetivo do mapeamento é melhorar os dados que são utilizados em ranqueamentos universitários, entre eles o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), e as informações sobre as contrapartidas sociais da UFPR.
“A comunicação de efeito também serve como inspiração, seja para ingresso na universidade, seja para demonstrar a referência que queremos ocupar em empreendedorismo, mas entendemos que o mais importante é a devolutiva à sociedade”, explica Cademartori, que é professor do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal (DETF) da UFPR.
“Com esses demonstrativos, captaremos mais e melhores recursos para nossas atividades”.
Projeção
Com base em pesquisa interna, a Unidade Promotora de Ambientes de Inovação da Agência de Inovação avalia que somente na última década mais de 1,5 mil empreendimentos foram iniciados por egressos da UFPR.
Atualmente a UFPR tem uma comunidade interna de cerca de 42 mil pessoas, entre estudantes e servidores, em seis cidades paranaenses.
A agência também pretende se aproximar mais desses negócios, colocando à disposição serviços como incubação e pré-incubação, que apoiam o desenvolvimento e a tração de empreendimentos.
“A Agência de Inovação da SPIn tem papel importante junto a comunidade interna e externa, mas buscamos ainda mais reconhecimento para a UFPR em nível nacional e internacional. Assim demonstrando o potencial dos trabalhos desenvolvidos por discentes, docentes e técnicos, que podem se refletir quando novos empreendimentos surgem na sociedade”.

Encontro discute sistemas de gestão esportiva, políticas públicas e modelo SAF, com participação de órgãos federais e entidades […]
Monitoramento da UFPR mapeou pontos críticos de atropelamento em trecho, coletou 235 carcaças, e revelou que anfíbios são […]
Universidade estrutura nova distribuição do orçamento e amplia ações para garantir previsibilidade financeira e preservar atividades A Universidade Federal do Paraná […]
No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, UFPR destaca iniciativas voltadas à ampliação da participação feminina […]