Foi encerrada na tarde desta sexta-feira (20), no no Auditório Central do Setor de Tecnologia – Prédio da Administração, Centro Politécnico, a 14ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), que reuniu docentes, técnicos-administrativos, pesquisadores, alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e convidados. “A Siepe foi um sucesso. Nós tivemos 356 sessões na UFPR aberta, com 28.872 participações e isso é um valor que equivale a mais que 10% anterior ao que foi o ano passado, e que foi mais ou menos no mesmo formato”, destacou o Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional (Prograd), Julio Gomes.
Para o ano que vem, Julio comenta que a ideia é promover ainda mais a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e voltar com o Festival de Ciência, Cultura e Inovação, onde a Siepe já vem sendo inserida.
O Superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidades (Sipad – UFPR) Paulo Vinicius Baptista da Silva, compartilhou durante a abertura alguns comentários de alunos que apresentaram trabalhos durante a semana elogiando o formato remoto da Siepe este ano, que teve um envolvimento maior de participação, mesmo sendo remoto. Paulo ainda enfatiza: “ Isso é um retrato do que a UFPR busca fazer”.
Rodrigo Arantes Reis, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR, destacou que esse é um dos momentos chaves onde a universidade mostra os seus projetos de ensino, de pesquisa e extensão. “O impacto que eles têm na sociedade é o que fazem essa transformação social e territorial. Isso mostra a Integração da universidade com os demais campi e como participantes de uma mesma UFPR”
Em seu pronunciamento, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFPR, professor Francisco de Assis Mendonça, citou: “Uma grande mudança deste ano foi reconhecer os destaques da pesquisa, pós-graduação, extensão”
O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, enalteceu o trabalho da faculdade junto à comunidade no evento. “Essa é uma universidade pujante, uma universidade que produz. Viva a Universidade Federal do Paraná”. A vice-reitora, Graciela Inês Bolzón de Muniz, também enfatizou a participação dos alunos e dos representantes de cada setor no evento no evento. “Cada um é uma peça e vai complementando para que o sucesso seja uma realidade”, disse.
Foto: Leonardo Bettinelli
Após o encerramento oficial, foi realizada uma palestra com destaque para o tema: “Rochas de plástico: a pesquisa que nasceu na UFPR e correu o mundo”, com a cientista Fernanda Avelar Santos, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFPR. Fernanda foi responsável pela descoberta de rochas formadas por plástico na Ilha da Trindade (Espírito Santo).
Foto: Leonardo Bettinelli
Fernanda, grata pelo convite em poder falar sobre a sua descoberta no encerramento da 14ª Siepe, compartilhou toda a logística que teve para chegar até a Ilha da Trindade e como iniciou sua pesquisa no Laboratório de Estudos Costeiros (Lecost) da UFPR.
A pesquisadora disse que coletou o material que encontrou na Ilha da Trindade em junho de 2019 e trouxe a mostra para o laboratório. A partir daí começou a usar os princípios básicos da Geologia para entender o material encontrado na Ilha. Mas foi somente em outubro de 2022 que foi feita a primeira publicação do artigo no periódico da revista Marine Pollution Bulletin. Um ano depois, em janeiro de 2023, a revista Ciência UFPR realizou uma reportagem sobre o assunto e foi nesse momento que Fernanda menciona que sua pesquisa ficou conhecida no mundo inteiro. “É possível perceber a credibilidade da UFPR e o que a nossa pesquisa tem em questão social. Eu fico muito orgulhosa de estar levando a nossa universidade longe”, concluiu.
Homenagens
A UFPR faz o reconhecimento formal da excelência científica, tecnológica e cultural de sua comunidade, bem como, os que atuam na divulgação e na promoção do conhecimento produzido por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da instituição, como parte da solenidade de abertura e de encerramento na 14ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Acompanhe a transmissão do encerramento pelo canal do Youtube da UFPR TV Eventos.
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]
Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]