A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) lançou nesta terça-feira no Gabinete do Reitor, o Sistema Integrado de Gestão da Extensão Universitária (Sigeu). A implantação do sistema trará agilidade nas rotinas e divulgações para os extensionistas da UFPR e para a Proec.
O sistema foi desenvolvido pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE) a partir das demandas apresentadas pela Coordenadoria de Extensão, em negociações que começaram em 2010, e para atender as exigências do artigo 9º do Decreto 7416/2010. Segundo a coordenadora de extensão, professora Nadia Gaiofatto Gonçalves, a implantação do Sigeu é “um grande passo na proposta da universidade sem papel”, pois os registros de atividades de extensão passarão a ser on-line. O sistema agilizará trâmites administrativos e certificações, dará mais visibilidade às atividades de extensão, possibilitando extração de dados e busca de informações.
Desde o dia 01 de dezembro o sistema está acessível para registro das atividades de extensão: eventos, cursos, projetos, programas e serviços. O acesso para servidores docentes e técnicos é feito pela intranet, da mesma forma como são feitos os acessos ao Sistema de Informação para o Ensino (SIE) ou ao Sistema Integrado de Controle de Frotas (Sincof).
Nied
Outro lançamento desta terça-feira pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura foi o Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento das Drogadições (Nied) , que tem como objetivos identificar e mapear ações e estudos desenvolvidos pela UFPR e suas parcerias; desenvolver discussões, estudos e proposições sobre legislações, práticas e políticas públicas; estabelecer parcerias internas e externas à UFPR, para articulação, integração e fortalecimento de ações; criação de um Centro de Referência; promover e desenvolver atividades e materiais educativos e formativos; estimular a pesquisa acadêmica nas áreas de atuação do Nied e divulgar estudos e ações relacionados ao tema.
A coordenação dessa fase inicial será da professora Araci Asinelli da Luz, do setor de educação. A criação do Núcleo é apenas o primeiro passo. A Proec espera fechar parcerias internas e externas, agregando esforços a essa iniciativa.
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]