Simepar faz monitoramento inteligente das águas com tecnologia IoT

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) começa a utilizar a plataforma Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) para acompanhar e avaliar a qualidade das águas. Para tanto, planeja modernizar e ampliar a sua rede automatizada de estações hidrometeorológicas, que coletam os dados da natureza com transmissão em tempo real à sua central de operações.

“Estamos na fronteira de uma ruptura tecnológica que impactará fortemente a maneira como a natureza será analisada e protegida. Com o monitoramento ambiental inteligente e o massivo volume de informações obtidas, o próprio ambiente – uma bacia ou floresta – se torna inteligente e poderá nos contar o que acontece, nos alertar de problemas e indicar antecipadamente o curso de ações para sua proteção”, explica o diretor presidente do Simepar, Eduardo Alvim Leite.

O projeto ocorre no contexto de mudança do cenário tecnológico por meio da inteligência artificial, que viabiliza a conectividade digital entre dispositivos e objetos de modo a maximizar a eficácia. Segundo o engenheiro eletricista da Coordenação de Infraestrutura do Simepar, Moisés Fernandes de Souza, “o monitoramento ambiental inteligente reduz custos, amplia a quantidade e a precisão dos dados, possibilita a transmissão imediata e facilita a integração das informações, aumentando a eficiência do processo”. Um exemplo é o alerta de evento meteorológico severo, que poderá indicar com mais precisão as áreas a serem afetadas por uma tempestade, um alagamento, descargas atmosféricas ou uma ressaca, disparando sirenes localizadas.

Estação do Simepar baseada na plataforma IoT (Internet das Coisas), instalada no rio Teles Pires, no Mato Grosso, para monitoramento da qualidade da água. Foto: Marcelo Aurélio Dombek (Simepar)

Economicidade

O novo processo tem uma relação custo-benefício muito vantajosa, favorecendo a economicidade. O custo dos equipamentos baseados em sistemas IoT fica em torno de um décimo do processo tradicional. Por sua vez, o banco de dados (Big Data) aumenta de forma exponencial em quantidade e qualidade, com armazenamento em nuvem.

A inovação favorece o desenvolvimento de produtos com aplicações específicas, ampliando a gama de serviços prestados pelo Simepar à sociedade e aos seus clientes. Entre os setores a serem beneficiados estão a construção civil, refinarias, energia elétrica, meio ambiente, agronegócio, produção de eventos, pesquisa científica, defesa civil e gestão pública municipal de cidades inteligentes (smart cities) de modo geral.

“A tecnologia é uma grande aliada do meio ambiente. Estamos passando por momentos críticos e o suporte tecnológico do Simepar nos traz respostas mais assertivas nas ações a serem realizadas”, ressalta o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

Projeto Piloto

O primeiro protótipo foi instalado há um ano no campus do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná onde fica a sede do Simepar, em Curitiba. Outro equipamento foi testado em Ponta Grossa, numa área mais afastada do centro urbano.

Atualmente, o Simepar desenvolve um projeto piloto do monitoramento inteligente da água numa barragem localizada no rio Teles Pires, no Mato Grosso. Cinco estações IoT monitoram a temperatura da água, condutividade, turbidez, oxigênio dissolvido e total de gases dissolvidos, entre outras variáveis, com transmissão dos dados a cada minuto. Está em desenvolvimento outro projeto para coletar imagens de barragens e monitorar a rede de rios e reservatórios de quatro estações de água nos arredores de Curitiba.

“Os avanços em tecnologias de baixo consumo de energia associadas à conectividade em grandes distâncias – como LoRa, Sigfox e NB-IoT – permitem que as coisas sejam identificadas, detectadas e controladas remotamente”, observa o analista de suporte em tecnologia da informação do Simepar, Luiz Fernando Grodzki. O hardware para processamento dos dados foi desenvolvido no próprio Simepar, com base customizada. A nova rede será composta por 50 estações com dois sensores e deve estar completa até dezembro de 2021.

Por Comunicação Simepar