Semana Acadêmica de História recebe propostas de minicursos e comunicações

29 julho, 2025
14:31
Por Simone Meirelles
Ensino e Educação

A XVII Semana Acadêmica de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abre espaço para a participação da comunidade acadêmica. Até o dia 14 de agosto, estudantes e pesquisadores podem submeter propostas de minicursos ou comunicações para integrar a programação do evento, que acontece entre os dias 1º e 5 de setembro.

As duas modalidades têm formatos distintos. Os minicursos contam com carga horária de duas a três horas e exigem maior aprofundamento teórico. São voltados a quem deseja apresentar revisões historiográficas e análises de fontes, com base em pesquisas já finalizadas ou em estágio avançado, como monografias ou dissertações de mestrado. As propostas podem ser submetidas por equipes de até três integrantes, sendo necessário que pelo menos um dos proponentes tenha graduação concluída.

Já as comunicações têm duração de 15 minutos e são agrupadas por temas comuns. Essa modalidade permite que estudantes de graduação apresentem seus trabalhos de conclusão de curso ou pesquisas em andamento, destacando os principais pontos da investigação em uma fala mais concisa.

As inscrições devem ser feitas por meio do formulário disponível no Linktree do Centro Acadêmico de História (CAHIS) ou da própria Semana Acadêmica (@cahisufpr e @sahufpr no Instagram). Todas as informações estão detalhadas no Edital nº 09/2025, disponível nos mesmos canais.

A programação completa da XVII SAH será divulgada nas próximas semanas.

Sugestões

19 novembro, 2025

Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]

18 novembro, 2025

O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]

18 novembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]

17 novembro, 2025

Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]