Criada em 1948, a SBPC é uma entidade que prioriza e investe no avanço da ciência, da tecnologia e no processo de desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. No ano de 2023, o encontro científico acontece na Universidade Federal do Paraná, de modo a contemplar a participação da comunidade acadêmica e pesquisadores, entre professores e estudantes, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores, formuladores de políticas públicas.
Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento será realizado de 23 a 29 de julho de 2023, incluindo conferências, mesas-redondas e sessões especiais, com o objetivo de fomentar discussões e reflexões a respeito das diversas áreas multidisciplinares.
Entre os temas que serão abordados nas conferências, destacam-se “A Amazônia próxima de um ponto de não retorno: por que é necessária uma economia de floresta em pé?”, “A independência do Brasil: constitucionalismo e direitos”, “A mulher negra latino-americana e caribenha e a pesquisa: caminhos e escrevivências”, “Alerta ou perigo dos microplásticos em solos: contaminantes ou poluentes?”, “Amazônia, devastação, garimpo ilegal e contaminação dos rios e dos povos originários”, “O impacto social da ciência e da democracia: como fazer um círculo virtuoso entre elas e a ética” e “Políticas de combate à fome e à miséria”.
As mesas-redondas trarão ao evento discussões dos assuntos mais relevantes em nossa sociedade atual, como “A experiência do sistema nacional de cultura 10 anos após sua aprovação”, “A saga do povo Yanomami: o genocídio planejado”, “ChatGPT 4: o que é e o que muda na produção acadêmica?”, “Ciência e o acesso democrático à água”, “Cientistas trans: inclusão e desafios de diversidade na ciência brasileira”, “Engajamento público para conservação e restauração da natureza” e “Para além da tela: educação audiovisual e cinema”, entre outros.
Além disso, a programação incluirá 12 sessões especiais que destacarão, por exemplo, os 75 anos da SBPC e sua história de lutas; o centenário do físico paranaense César Lattes, entre outras. Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora-geral do evento, ressalta que a programação da 75ª edição da Reunião Anual foi cuidadosamente planejada para trazer aos participantes temas importantes para o desenvolvimento do Brasil, defendidos pela entidade: a ciência, os direitos humanos, o meio ambiente, a inclusão social e a democracia.
“Nesta edição, nos preocupamos em contemplar assuntos contemporâneos, como a Inteligência Artificial e o avanço do ChatGPT 4 na produção acadêmica. Em meio ambiente, teremos discussões sobre a descarbonização da economia e os impactos da devastação e garimpo ilegal na contaminação dos rios e povos originários, por exemplo. Vamos discutir assuntos relacionados à educação, como a avaliação da produção científica e o Novo Ensino Médio. Além disso, teremos também um conjunto de sessões especiais preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia”, comenta.
A secretária-geral da SBPC destaca, ainda, que a programação científica foi pensada e realizada em conjunto pelas 170 sociedades científicas afiliadas à SBPC, pela universidade que hospedará esta edição, a UFPR, por membros do Conselho e diretores da entidade, sempre baseadas no lastro do tema do evento.
A expectativa é que o evento celebre os 75 anos da SBPC, e os 110 anos da Universidade, fortalecendo os movimentos democráticos e inclusivos, por meio do acesso à educação, ciência e tecnologia. “Vamos trazer palestrantes e conferencistas que consigam apontar caminhos que a sociedade deve tomar para que a gente consiga superar rapidamente os danos sofridos nesses últimos anos. Por isso, a programação foi pensada, como é de costume, para trazer as grandes novidades em CT&I, educação, entre outros assuntos, para pensarmos o futuro”, afirma.
Para acompanhar a programação, acesse: temas a serem debatidos no evento.
Para saber mais sobre o evento, acompanhe as redes sociais oficiais da SBPC na UFPR.
Com informações de Vivian Costa – Jornal da Ciência SBPC
Recém-descoberta, espécie de donzelinha (um tipo de libélula de menor porte) é exclusiva de áreas remanescentes da restinga no Sul da Mata Atlântica.
Quatro trabalhos da UFPR foram premiados pela 5ª conferência científica para América Latina da Poultry Science Association (PSA), […]
Lançado no MCTI, levantamento liderado por Luciane Marinoni, do Departamento de Zoologia da UFPR, alerta para risco de desaparecimento da maioria desses acervos.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá um passo significativo na promoção da saúde ao ser credenciada como […]