Rita de Cássia dos Anjos

Rita de Cássia dos Anjos vence Prêmio Carolina Nemes de Física

02 agosto, 2024
09:14
Por Jéssica Tokarski
Ciência e Tecnologia

A cientista Rita de Cássia dos Anjos, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mais uma vez teve seu trabalho na área da física reconhecido nacionalmente. Desta vez ela foi a vencedora do Prêmio Carolina Nemes de 2023, realizado este ano. O prêmio é outorgado a mulheres físicas em início de carreira cujo trabalho de pesquisa tenha contribuído de forma significativa para o avanço da física ou do ensino de física no país. No ano passado, Rita foi vencedora do Prêmio Anselmo Salles Paschoa.

Com graduação em Física Biológica, mestrado e doutorado em Física e pós-doutorado em Astrofísica na Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, Rita de Cássia é uma astrofísica especialista em raios cósmicos e raios gama. Ela tem atuação marcante em projetos internacionais como o do Observatório Pierre Auger, na Argentina, e o Cherenkov Telescope Array (CTA), telescópios que estão sendo construídos no Chile e nas Ilhas Canárias, na Espanha, que estudarão os raios gama que chegam até a Terra para analisar eventos extremos do universo. Além de ser uma importante cientista mulher, Rita é uma cientista negra que ganhou destaque na ciência apesar do racismo estrutural no Brasil.

Em 2020, a pesquisadora venceu o prêmio Programa para Mulheres na Ciência, promovido pela L’Oréal Brasil, Unesco Brasil e Academia Brasileira de Ciências e, em 2021, tornou-se membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Leia mais sobre a trajetória da astrofísica aqui.

Com informações da SBF

Sugestões

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]

07 agosto, 2025

Espaço imersivo é fruto de trabalho em conjunto dos coletivos que compõem a jornada e projetos de extensão […]