Resultado do Vestibular 2010 da UFPR sai nesta sexta-feira

Organizada em parceria entre o Diretório Central dos Estudantes e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, começa às 13h, no Campus do Setor de Ciências Agrárias, no bairro Cabral, Rua dos Funcionários, 1540.

Às 14h, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, fará a homologação dos resultados em coletiva de imprensa aos jornalistas, ato que torna o resultado oficial. Após esse momento, o resultado do vestibular será liberado em painéis no Campus Agrárias, no site do núcleo de concursos (www.nc.ufpr.br) e na Praça Carlos Gomes, onde acontece a festa de divulgação do jornal Gazeta do Povo.

Este ano o Núcleo de Concursos (NC) da UFPR utilizou a data limite para liberação do resultado, prevista no edital 2010 do vestibular. Isso ocorreu em função do envio tardio dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira / Ministério da Educação (Inep/MEC) para a UFPR. Os dados chegaram apenas na quarta-feira (20).

A nota do ENEM a ser utilizada será apenas a da parte objetiva da prova. Para os candidatos às vagas na UFPR, o ENEM equivale a 10% da nota final. Na manhã dessa quinta-feira, a equipe do NC começou a conjugar as notas e a previsão para o término é para ainda esta noite, de acordo com Raul Von der Heyde, coordenador do NC. Do total de inscritos, 43.796 candidatos, 34 mil optaram pelo uso do ENEM no vestibular.

Nos últimos dois anos, a universidade criou 23 novas opções de cursos de graduação e ampliou em 30,1% o total de vagas, que até 2007 era de 4.099.

REGISTRO ACADÊMICO E CHAMADAS COMPLEMENTARES

Os 4.363 aprovados para os cursos com início no primeiro semestre devem fazer o registro acadêmico entre os dias 1º e 5 de fevereiro, no Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA), localizado no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, 50, Centro (Prédio Central da UFPR). O registro obedecerá à escala prevista no Guia do Candidato, disponível no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br).

A exceção são os candidatos aprovados para os cursos da UFPR Palotina, que devem realizar o registro acadêmico no dia 02 de fevereiro, no campus Palotina, localizado na Rua Pioneiro, 2153.

Os candidatos preliminarmente classificados para ingresso no segundo semestre, mas que optaram pelo remanejamento deverão acompanhar cada chamada complementar e de remanejamento, para verificar quando efetuar o registro.

O Guia do Candidato também prevê as datas das chamadas complementares (a primeira acontece no dia 19 de fevereiro) e a documentação necessária para o registro. A não realização do registro acadêmico implica em perda da vaga pelo candidato.

As aulas do primeiro semestre de 2010 começam no dia 1º de março.

O tradicional banho de lama, na festa de 2009
Foto: arquivo ACS

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Maria de Lurdes W. Pereira e Manuela Salazar (estagiária)