Reitores da UFPR e UTFPR apresentam propostas de emendas para o orçamento de 2008

No encontro, os reitores fizeram a prestação de contas de 2007, apresentaram dados sobre as universidades e as propostas de emendas para o orçamento de 2008. Os projetos abrangem diversos setores da universidade. Grande parte da bancada dos Deputados Federais do Paraná esteve presente no encontro. Os parlamentares ressaltaram a importância da aproximação do parlamento com a academia e a atuação da bancada paranaense para a apresentação das propostas das emendas.

“Eu acho essencial esta interação com a academia, é importante a universidade estar próxima ao parlamento. A melhor fonte de informação, conhecimento e estatística está na cabeça dos professores e alunos da universidade”, afirmou o deputado federal Marcelo Almeida. Já o deputado federal Alex Canziani ressaltou a importância das emendas de bancada: “por meio delas nós podemos atender as demandas do Paraná como um todo, levando recursos para a maior parte do povo do Paraná”.

Para o deputado Gustavo Fruet, assegurar investimentos de forma continuada é fundamental: “há uma dívida histórica da união com o Paraná em relação ao ensino superior”.

No fim do encontro ficou decidido que os deputados da bancada do Paraná apresentarão ao orçamento de 2008 cerca de 40 propostas de emendas que totalizam 40 milhões de reais.

Eles terão até o dia 29 de outubro para apresentar as propostas de emendas no congresso. Além das emendas da bancada do estado, serão encaminhadas várias emendas individuais de parlamentares. “Esse foi o melhor encontro que nós fizemos nos últimos 6 anos. Foram cerca de 20 deputados presentes. Isto significa uma aproximação forte com os parlamentares e o reconhecimento do nosso trabalho”, afirmou o reitor da universidade federal do Paraná, Carlos Moreira Júnior.

Café da manhã com os deputados da bancada do Paraná.
Foto: Nelson Zucchi

Fonte: Nelson Zucchi – UFPR TV