O reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, assume na próxima terça-feira (11), na Universidade de Salamanca, na Espanha, a presidência do Grupo Tordesilhas. Akel atualmente é vice-presidente.
A posse será durante o XIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas de 8 a 11 de dezembro. Além da Assembleia do Grupo, haverá um Simpósio sobre “O Brasil nas fronteiras da Ciência” que reunirá pesquisadores do Brasil, Espanha e Portugal. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que é doutor Honoris Causa pela Universidade de Salamanca, fará a conferência de abertura.
Para o reitor, o cargo é muito importante para aumentar a visibilidade institucional da UFPR. “Pretendemos fortalecer as atividades desta rede de universidades ampliando e intensificando nossas parcerias acadêmicas no próximo ano”, destaca.
Grupo Tordesilhas
O Grupo Tordesilhas foi criado em 2000, a partir de um encontro dos Reitores do Brasil, da Espanha e de Portugal, do qual foram definidas as ações de cooperação voltadas para dois aspectos específicos: científicos e educação.
Proporciona o desenvolvimento de acordos bilateriais entre as universidades. A cooperação científica e educacional desempenha um elemento chave no papel das instituições acadêmicas em um mundo em profunda mudança social e científico-tecnológico.
O reitor da UFPR assumirá junto com o reitor da Universidade Nova Lisboa, Antonio Rendas, que ocupará o cargo de vice-presidente. A gestão será de um ano.
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]