O Brasil tem cerca de 400 órgãos de tubos, um dos instrumentos musicais mais antigos e complexos. Na Universidade Federal do Paraná, o projeto de extensão “Conhecendo a Organaria: Cultura, preservação e manutenção desta arte” tem como objetivo o resgate desse instrumento tão rico. Para marcar a finalização do restauro do órgão Bohn, do Santuário São Benedito, na cidade da Lapa, será realizado um recital de reinauguração com o organista Eugênio Gall, no sábado, 19 de agosto, às 17h, com entrada gratuita.
Além do recital, a reinauguração terá outros dois momentos de celebração. Na véspera, no dia 18 de agosto, às 19h30, a Igreja Matriz de Santo Antônio – igreja histórica da Lapa, na praça General Carneiro – recebe a apresentação do trio barroco, formado por Aloísio Leoni Schmid, ao violino, Orlando Fraga, na viola de gamba, e Eugênio Gall, no órgão de baú. No programa, obras de Marcello, Pepusch, Telemann e Vivaldi. A entrada é gratuita.
No dia 19 de agosto, às 16h, será celebrada uma missa no Santuário São Benedito, com a participação do coral e acompanhamento de jovens organistas da comunidade da Lapa. A celebração será feita pelo padre Eldes Alano Perrony.
Projeto de extensão
“Conhecendo a Organaria” foi criado por Edmilson Cezar Paglia, na época professor do setor de Tecnologia da UFPR e hoje docente no Instituto Federal Catarinense, em Concórdia. Atualmente, a coordenação do projeto é do professor Aloísio Leoni Schmid, dos cursos de Luteria e Arquitetura da UFPR. O projeto tem o intuito do resgate, conhecimento sobre a construção, manutenção e uso do órgão de tubos na região do Paraná. Com um grande repertório, a expressividade do instrumento é única. Apesar de fazer parte do patrimônio musical e histórico brasileiro, o órgão de tubo tem seu futuro ameaçado, pela falta de mão de obra qualificada para manutenção.
O órgão do Santuário São Benedito foi construído por João Edmundo Bohn, um dos mais expressivos fabricantes de órgãos de tubo do Brasil, que viveu entre 1899 e 1968. Os trabalhos de restauro começaram em 2021. “Foi mais uma bela experiência extensionista, baseada na interação com a comunidade local de voluntários e, o mais importante, empolgando discentes do nosso curso de Luteria”, conta o professor Schmid.
Serviço:
Apresentação do Trio Barroco – Aloísio Leoni Schmid, Orlando Fraga e Eugênio Gall
Data: 18 de agosto (sexta-feira)
Hora: 19h30
Local: Igreja Matriz de Santo Antônio (Praça General Carneiro, Lapa)
Reinauguração do Órgão Bohn – Missa e Recital com Eugênio Gall
Data: 19 de agosto (sábado)
Hora: 16h (missa), 17h (recital)
Local: Santuário São Benedito (Rua Cel. João Antônio Ramalho, Lapa)
Entrada gratuita
Em edital com data desta terça-feira (22), a Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) publicou a lista de chapas […]
Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa à instituição, em consultas presenciais ou on-line A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (PPGENF/UFPR) está com processos seletivos abertos por […]