Está disponível no site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) o comprovante de ensalamento para a prova do Provar Transferência, que acontece no próximo domingo (10) em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos e Palotina. Estão inscritos 1.125 candidatos.
Os candidatos buscam vagas em 78 cursos diferentes. Os cinco cursos com mais inscritos são Medicina/Curitiba (378), Psicologia (84), Direito Noturno (83), Direito Matutino (54) e Arquitetura e Urbanismo (45).
O Provar Transferência é aberto a estudantes de outras instituições de ensino superior que queiram se transferir para a UFPR. Para 2024, a UFPR oferta 1368 vagas para essa modalidade, distribuídas em 117 cursos. A maior parte (1072 vagas, o que equivale a 78% do total) é para cursos sediados em Curitiba. As demais estão distribuídas entre os campi de Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
A prova começa às 14 horas e terá duração de quatro horas. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 13 horas e fechados meia hora depois, às 13h30.
Serão 60 questões objetivas – 11 de Língua Portuguesa, 7 de Língua Estrangeira Moderna – Inglês, e 7 de cada uma das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. As questões de cada disciplina terão peso diferenciado de acordo com o curso.
Sobre o Provar
O Provar foi criado em 2003, com o objetivo de preencher vagas ociosas, provenientes de abandono de curso, cancelamento a pedido, transferência para outras instituições, reopção de curso e mudança de turno, habilitação e campus.
Anualmente o programa oferece, primeiro, vagas para a comunidade interna (estudantes da UFPR que desejam mudar de curso, turno ou campus ou ainda fazer reaproveitamento de curso). Por último são divulgadas as vagas para transferência externa.
Por Amanda Poso e Bruna Soares Com o objetivo de fortalecer e incentivar o protagonismo feminino no cenário […]
Por Luana Lopes e Gabriel Maia No último sábado (9), ocorreu a 9ª Marcha do Orgulho Crespo em […]
A XIII Feira Regional de Ciências do Litoral Paranaense promoveu intercâmbio científico e premiou pesquisas sobre os biomas […]
Em entrevista, professor de imunologia da UFPR fala sobre o andamento da pesquisa e explica como pode se dar o uso da tecnologia no combate a outras patologias.