O projeto “Sextas na pós, conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), abre uma nova rodada temática de debates. Com o tema “Compreensão da leitura: a influência de diferentes fatores”, o evento busca fazer uma abordagem no âmbito de processos psicológicos em contextos educacionais. A transmissão do debate ocorre nesta sexta-feira (12), das 16h às 18h, pelo Youtube.
O evento terá como eixos centrais do debate os seguintes pontos: os componentes e procedimentos para avaliar e favorecer a fluência na leitura, trabalho de Simone Aparecida Conerado; fatores emocionais que afetam a compreensão de textos, com foco na empatia em textos narrativos, acompanhada da autora da pesquisa, Sarah Aline Roza; e a importância de tratar o texto como objeto de análise e reflexão, tendo em vista a influência dos fatores metatextuais na compreensão leitora, que foi tema da pesquisadora Magaly Quintana Pouzo Minate. O debate será orientado pelas professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação Sandra Regina Kirchner Guimarães e Verônica Branco.
A duração prevista para o evento é de duas horas. Haverá certificação para aqueles que participarem de forma síncrona do debate.
Por Thiago Fedacz, sob supervisão de Bruna Soares
Pesquisa com dados da capital paulista ajuda a entender ferramentas de saúde pública antes de vacina para o enfrentamento de vírus altamente infecciosos.
A administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reforça junto à sua comunidade a informação de que, segundo […]
Neste sábado (8), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou a cerimônia de transmissão do cargo para a […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta com profundo pesar o falecimento do professor aposentado, José Chotguis, aos […]