Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto da UFPR para cadeira de rodas adaptada a carro elétrico ganha prêmio nacional

Projeto do carro elétrico adaptado à cadeira de rodas

Um pequeno carro adaptado a uma cadeira de rodas, desenvolvido por dois estudantes de Design de Produto da Universidade Federal do Paraná, foi premiado com o terceiro lugar no Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio. Eles desenvolveram um carro elétrico que é adaptado a uma cadeira de rodas e, assim um deficiente poderia se locomover pelas ruas e chegando a locais fechados, desconectaria a cadeira do carro e prosseguiria normalmente. O alumínio deixa a cadeira de rodas leve e mais fácil de transportar.

Os estudantes Lucas Fernando Armstrong e Cesar Augusto Cândido Zardo estão no 4º ano do curso e foram orientados pelo professor Ken Flávio Ono Fonseca. A premiação foi realizada em São Paulo. Os estudantes receberam diplomas e R$3 mil em dinheiro. Explicam que a ideia do projeto surgiu quando concluíram a falta de um meio de locomoção bonito e adequado para cadeirantes. Depois fizeram uma pesquisa na Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), e perceberam que a maior dificuldade encontrada por este grupo é a falta de mobilidade urbana, principalmente em vias públicas.

Mas o curioso é que os alunos experimentaram a cadeira de rodas por dois dias e depois de enfrentar as dificuldades vividas pelos deficientes para se locomover, resolveram dividir o trabalho em dois módulos, o alfa que susbstituiu a cadeira de rodas convencional e o beta que trata do transporte em vias públicas. Afirmam ainda que o uso do alumínio propiciou redução do peso final, maior resistência estrutural e durabilidade. E como a densidade do material é baixa, a potência dos motores é menor e a economia de energia maior.

O prêmio Alcoa é tradicional na área e reúne estudantes de todo País. A empresa é uma das maiores fabricantes mundiais de alumínio e incentiva o desenvolvimento de novos produtos.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...