Analistas de sistemas e técnicos da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGTIC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram premiados no Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (WTICIFES) 2025.
O reconhecimento veio a partir do trabalho intitulado “Mapeamento de Desafios Operacionais no SIGA-UFPR: Uma Análise usando Inteligência Artificial”. A iniciativa ficou com o primeiro lugar da categoria “Trabalhos de Resumo Expandido”.
O SIGA ou Sistema Integrado de Gestão Acadêmica é a plataforma online da UFPR onde alunos, professores e funcionários podem gerir informações acadêmicas e administrativas, como consultar notas, realizar matrículas, emitir documentos e fazer solicitações diversas, como trancamento de curso e aproveitamento de disciplinas.
O autor do projeto, José Pedro de Santana Neto, explica que a ideia surgiu há dois anos com o objetivo de entender quais eram os maiores desafios dos usuários do sistema.
“Entre 2023 e 2024, analisamos mais de 6.600 chamados de suporte técnico, tanto da graduação quanto da pós-graduação. De forma simplificada, a IA leu e interpretou o texto de cada um desses chamados, agrupando-os por temas parecidos e medindo o nível de insatisfação dos usuários. O objetivo era transformar essa enorme quantidade de dados textuais em um diagnóstico claro e objetivo dos principais desafios operacionais do sistema. Assim, em vez de impressões gerais, passamos a ter um mapa preciso dos problemas mais críticos, o que nos permite atuar de forma mais estratégica para resolvê-los”.
A partir da análise de dados e principalmente dos feedbacks de usuários, o projeto listou pontos a serem aprimorados na plataforma como a otimização técnica do sistema, a capacitação de usuários e revisão de processos. Todos os tópicos analisados, assim como demais percepções foram publicadas na plataforma ResearchGate.
“De maneira científica, desenvolvemos uma solução brasileira e inovadora para questões do cotidiano acadêmico. E, para além disso, a importância de uma iniciativa como essa é sistêmica e reflete um movimento de modernização da gestão pública”, afirmou.
WTICIFES
O WTICIFES 2025 foi realizado entre os dias 12 e 14 de agosto marcando a 17ª edição como um dos principais espaços de debate sobre tecnologia e inovação no âmbito das universidades federais. O evento foi promovido pelo Colégio de Gestores de TIC das Universidades Federais, vinculado à Andifes, e reuniu mais de 350 profissionais de tecnologia da informação de instituições de todo o país.
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]