Imagem Padrão

Projeto criado na UFPR é selecionado para programa internacional da Yunus&Youth

12 agosto, 2014
09:31
Por
Ensino e Educação

Nascida de um projeto na UFPR, a ong ASID Brasil foi selecionada com outras 15 iniciativas sociais de todo o mundo para o Programa Global de Fellowship da Yunus&Youth, que objetiva orientar e capacitar jovens empreendedores sociais, de modo a impulsionar suas organizações.

Criada em 2013 por jovens inspirados nos conceitos de negócios sociais do economista Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz de 2006, a Yunus&Youth foi idealizada com o intuito de conectar os principais líderes de negócios com empreendedores que estão gerando impacto social. As atividades do grupo são lideradas de Melbourne (Austrália), Rabat (Marrocos) e São Paulo.

A ASID (sigla de Ação Social para Igualdade das Diferenças) começou como um trabalho de graduação na UFPR, no ano de 2008. Na época, Alexandre Amorim, aluno de Administração, inspirou-se na sua própria irmã, que tem síndrome de down e enfrentava dificuldade de encontrar vagas em escolas públicas de Curitiba.

Com Luiz Hamilton Ribas, que era aluno de Economia, e outros colegas, Amorim passou o ano de 2009 estudando a área da educação especial e conhecendo a realidade da pessoa com deficiência. Em 2010, com a participação de Diego Tutumi, também aluno de Economia, foi fundada a ong ASID, que trabalha para melhorar a qualidade de ensino e a gestão nas escolas filantrópicas de educação especial, resultando na abertura de vagas no sistema.

Desde então, 19 escolas filantrópicas de educação especial foram atendidas, com 1.100 profissionais e mais de 3.000 alunos impactados, além das comunidades no entorno das instituições de ensino.

Em 2013, a ong foi vencedora da 5ª Edição do Prêmio Empreendedor Social de Futuro, promovido pelo jornal Folha de S.Paulo e considerado o maior da América Latina na categoria. Em fevereiro recebeu pela segunda vez consecutiva o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável.

Para participar do programa da Yunus&Youth, a ASID concorreu com 92 projetos de todo o mundo. “Com as capacitações e a mentoria, a equipe da ASID estará preparada para aperfeiçoar o modelo de expansão regional iniciado neste ano e aumentar o impacto social gerado”, avalia Luiz Hamilton Ribas, diretor de marketing da organização.

Com informações da assessoria de imprensa da ASID

Sugestões

22 dezembro, 2025

Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]

19 dezembro, 2025

Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]

19 dezembro, 2025

No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]