Projeto Conexões de Saberes promove debates na UFPR

Os eventos começam às 9 horas, no Salão Nobre do curso de Direito, localizado no prédio histórico da UFPR, na praça Santos Andrade.

O seminário contará com a presença de estudantes, servidores técnico-administrativos, professores e pesquisadores, que irão debater temas ligados aos direitos humanos.

Já o fórum tem por objetivo a mobilização de estudantes oriundos de classes populares em torno de temáticas sociais, em especial as questões do ensino superior no Brasil.

“O objetivo é proporcionar um espaço para discussões, fortalecimento de vínculos estudantis, análises e propostas de políticas públicas voltadas ao acesso e permanência de estudantes de origem popular em instituições de ensino superior”, afirma Miriam Angelucci, coordenadora do Programa Conexões de Saberes da UFPR.

O evento é aberto a toda a comunidade. Participam estudantes do Ensino Médio de Curitiba e da região metropolitana, inclusive de Cerro Azul, município onde o projeto Conexões tem desenvolvido suas atividades.

Conexões de Saberes

O projeto “Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares” tem como objetivo estimular uma maior articulação entre a instituição universitária e as comunidades populares, proporcionando trocas de experiências.

O Conexões de Saberes oferece a jovens universitários de origem popular a possibilidade de produzir conhecimentos científicos e de intervir em território popular. O projeto permite ainda o monitoramento e a avaliação, pelos próprios estudantes, do impacto das políticas públicas desenvolvidas em espaços populares.

Na UFPR, as atividades têm sido desenvolvidas no Vale do Ribeira, trabalhando com a população local.

Participam do projeto 25 estudantes bolsistas, que, após um processo de formação no campo de metodologia da pesquisa, desenvolvem um diagnóstico do território selecionado, com indicadores sociais locais e a identificação de demandas por políticas públicas.

Um dos objetivos do projeto é estimular jovens das comunidades populares do Vale do Ribeira a cooperar na resolução de problemas da região, a partir da iniciativa pessoal e coletiva e da comunicação através de redes e associações.

Inscrições gratuitas e informações:

Programa Conexões de Saberes UFPR (4º andar do Prédio Histórico da UFPR)

conexoesufpr@ufpr.br

(ou no local dos eventos)

3º Seminário Local Conexões de Saberes

Abertura

9h15 Universadade Popular

Mesa redonda

Professora Sônia Guariza Miranda (Assistência Estudantil)

Intervalo para almoço

Rita de Cássia, pró-reitora de Assuntos Estudantis

Impacto do Reuni na Assistência Estudantil e a participação dos estudantes de origem popular na destinação de recursos