Programação da UFPR TV de 21 a 26 de

Programas que têm o compromisso de informar sobre os mais diversos assuntos. Desde temas cotidianos até assuntos científicos. Acompanhe nossa programação nos canais 15 da Net ou 71 da TVA.

– Saúde – A enxaqueca atinge grande parte da população mundial. As dores podem durar de 4 a 72 horas. Assista ao programa Olho Clínico e saiba como tratar e como prevenir essa doença. Para explicar sobre ela, o jornalista Ney Hamilton entrevista Pedro Kowacs, neurologista do Hospital de Clínicas. Segunda, sete da noite.

– UFPR Hoje – No programa desta segunda, o foco está no Hospital e Maternidade Victor Ferreira do Amaral. Conheça a trajetória e os desafios enfrentados para que a instituição, hoje sob a responsabilidade da Universidade Federal do Paraná, vencesse as dificuldades. UFPR Hoje, segunda, sete e meia da noite.

– Memória – Logo depois do UFPR Hoje, você assiste ao programa Memória Paranaense. Em destaque a vida e a obra de Zilda Arns. A entrevista é feita por José Wille.

– Pesquisa – O Scientia desta semana mostra a análise realizada em plantas para determinar seus óleos essenciais. Esses componentes são elaborados como resposta ao meio ambiente e variam de acordo com a localização geográfica do vegetal. Mais detalhes sobre essa pesquisa na terça, às sete da noite.

– Economia – Se você ficasse desempregado hoje, teria dinheiro para se manter por quanto tempo? Saiba como avaliar sua situação financeira e como agir em tempos difíceis assistindo ao Trocando em Miúdos, com a professora Ana Paula Cherobim. O programa vai ao ar toda terça, sete e meia da noite.

– Agressões psicológicas – A pediatra Luci Pfeiffer traz ao estúdio nesta terça, a advogada Márcia Caldas Machado. Elas conversam sobre o “bullying”, um tipo de violência psicológica entre crianças e adolescentes que pode prejudicar o desenvolvimento delas. Terça-feira, logo após o Trocando em Miúdos.

– Alegria – Acompanhe a história de vida e o trabalho de Luiz Queirolo. Ele é da 4ª geração de uma tradicional família circense conhecida em todo Paraná. Luiz Queirolo fala da família e sobre as aventuras no circo. Quarta-feira, sete da noite, no programa Persona.

– Vida urbana – O Em Tese exibe a entrevista com Eliane Dumke, arquiteta e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Ela explica a relação existente entre o clima urbano, o conforto térmico e a condição de vida nas cidades. Quinta-feira, sete da noite.

– Cultura – A Semana Abril de Shakespeare III que movimenta a UFPR com debates, palestras e mesas-redondas sobre a obra do escritor inglês. O autor também é celebrado na mais nova produção do Centro Cultural Teatro Guaíra: o espetáculo Romeu e Julieta, que reúne o Ballet Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná. E Marden Machado comenta as adaptações de Shakespeare na sétima arte e também apresenta as novidades do cinema. Tudo isso e muito mais no programa Caldo de Cultura, com Patrícia Moskwyn. Nesta quinta, sete e meia da noite.

– Cobras e lagartos – Temas da atualidade são discutidos no Cobras e Lagartos pelos convidados do jornalista Ney Hamilton. No ar, às sextas-feiras, a partir das sete da noite.

– Informação: Todos os sábados, às sete da noite, você fica por dentro do que acontece na universidade. UFPR Notícias: um pouquinho do universo da instituição.

Fonte: UFPR TV