Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa” Vida Sim” inicia preparação de servidores da UFPR para aposentadoria

O Programa “Vida Sim”, que prepara servidores da UFPR para a aposentadoria, fez sua primeira reunião hoje. Criado pela Progepe (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas), o projeto abriu 30 vagas para o primeiro semestre. No total, serão oito reuniões (uma a cada 15 dias), nas quais os servidores receberão orientações sobre o processo de aposentadoria.

Coordenadora do “Vida Sim”, a psicóloga Samantha de Toledo Martins Boehs explica que,  em média, de 200 a 220 servidores docentes e técnico-administrativos se aposentam anualmente pela UFPR. “Queremos fazer com que eles tenham uma boa preparçaão para esta nova fase das suas vidas. Que seja uma transição tranquila”, diz Samantha, que coordena o programa junto com Michelle Caroline Schneider.

Ela esclarece que, nas oito reuniões, serão trabalhados vários aspectos do processo de aposentadoria, incluindo o lazer. “Vamos tentar fazer um planejamento individal para esta etapa da vida das pessoas. Não será uma terapia, mas um grupo terapêutico no qual as pessoas poderão falar das suas angústias nesta fase. Queremos que elas reflitam sobre isso e se sintam seguras para se aposentar”.

Samantha explica ainda que as mudanças propostas pela reforma da Previdência serão outro aspecto abordado nos encontros, que terão novas turmas no segundo semestre do ano. Serão 30 vagas. Os interessados podem fazer inscrições prévias pelos telefones  41-3350-5776/5777 ou ainda pelo email aposentadoriaufpr@gmail.com. A próxima turma começa as reuniões na última semana de agosto ou na primeira semana de setembro.

Programa relevante

Professora do curso de Biblioteconomia, do Setor de Ciências Aplicadas, Patricia Zeni Marchiori está otimista com o programa. “O programa é extremamente  relevante, considerando as questões da legislação,  mas não apenas por isso. É importante também pela preparação do profissional que veste a camisa da instituição. Por isso, espero trocar experiências e me preparar para uma aposentadoria consciente e produtiva”, explica a professora, que planejou sua aposentadoria para o segundo semestre de 2018.

O médico clínico Fausto Rodrigues Teixeira Filho, da Central de Atenção à Saúde (Casa 3 – unidade da UFPR vinculada à Progepe),  pretende se tornar “agente multiplicador” do programa. Ele entende que o “Vida Sim” é fundamental para apoiar os servidores e saber se eles estão preparados para a sua aposentadoria.

“Quando entrei na UFPR, em 1991, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, na época do reitor Carlos Alberto Faraco, tinha este programa. Mas, com o passar do tempo, ele se perdeu. “Fico feliz de saber que Samantha está recuperando este programa, que é tão importante para os servidores”, avalia Fausto.

 

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...