Programa de Extensão promove desenvolvimento ambiental em Vila das Peças

Premiado pelo Banco Santander, o programa envolve coleta seletiva de lixo, encanamento de água e estações de esgoto.

Tudo começou com a dedicação à reeducação ambiental de moradores e estudantes da Vila em relação à triagem e reciclagem de lixo. Depois se verificou o interesse da população pelo melhor abastecimento de água potável e tratamento de esgoto, que nessa situação prejudicava o solo e a saúde dos habitantes.

‘No projeto de extensão, quando nós levamos uma solução, nem sempre as comunidades se apropriam dela’. Naína explica que, apesar da recusa apresentada a princípio, os moradores demonstraram interesse nas melhorias. Crianças de escolas em que o grupo atuou, por exemplo, apresentaram os projetos do programa em uma feira de ciências veranistas tem construído várias estações fazendo realidade o objetivo da replicação das soluções ensaiadas.

Para isso, além da UFPR foram atuantes grupos como os Engenheiros Sem Fronteiras (EWB) da Universidade de Maryland (EUA), a Sanepar, a Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba e a Associação de Moradores da Vila das Peças.

Naína conta que o mais importante desse programa de extensão é a formação completa que os alunos conquistam. ‘Os estudantes de Oceanografia saem com uma cabeça interdisciplinar: o currículo conta com preocupações sociais e ambientais também. Eles são sempre muito dispostos e entusiasmados. Mais do que isso: são os nossos estudantes os que têm dado vida e continuidade a esta ação extensionista’, conclui.

Foto: arquivo

Fonte: Mariana Braga (bolsista) com orientação de Mário Messagi Jr.