Programa de Cana-de-Açúcar comemora 17 anos

O Setor de Ciências Agrárias da UFPR comemorou na noite de quinta-feira os 17 anos do Programa Cana-de-Açúcar. Esse programa, que é coordenado pelos professores Edelclaiton Daros e José Luis Camargo Zambon, do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo daquele Setor atua na pesquisa e extensão da cultura da cana-de-açucar no Estado do Paraná, com ênfase no desenvolvimento de variedades melhoradas.

O programa foi inicialmente instituido por convênio firmado entre sete Universidades Federais, que criaram a RIDESA – Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro. Com o apoio do Setor Sucroalcooleiro, a Rede começou a desempenhar suas funções em 1991, aproveitando a infraestrutura e parte do corpo técnico da extinta Planalsucar.

As atividades do Programa são desenvolvidas em duas Estações Experimentais da UFPR nas cidades de Paranavaí e Bandeirantes e também em várias unidades produtoras, Usinas e Destilarias, do Estado do Paraná. O Programa está se preparando para lançar cinco variedades de cana para o Estado do Paraná em 2010.

Solenidade de abertura das comemorações pelo aniversário do programa.
Foto: Izabel Liviski

Fonte: ASCOM4