Imagem Padrão

Programa AUGM abre processo seletivo para Intercâmbio de Estudantes

25 abril, 2007
00:00
Por

Estão abertas até o dia 15 de maio, as inscrições para seleção de alunos intercambistas para o segundo semestre de 2007 do Programa Escala Estudantil AUGM – Associação de Universidades Grupo Montevidéo.

As áreas e universidades de destino são:

•Universidad de La Republica – Montevideo/Uruguai – Geografia – 1 vaga

•Universidad de La Republica – Montevideo/Uruguai – Economia – 1 vaga

•Universidad Nacional de Córdoba – Córdoba/ Argentina – Eng. Elétrica – 1 vaga

•Universidad Nacional del Litoral – Santa Fé/Argentina – Geografia – 1 vaga

•Universidad Nacional del Litoral – Santa Fé/Argentina – Administração – 1 vaga

•Universidad Nacional de Tucuman – Tucuman/Argentina – Biologia – 1 vaga

•Universidad Nacional de Tucuman – Tucuman/ Argentina – Geologia – 1 vaga

•Universidad Nacional de Rosario – Rosario/Argentina – Administração – 1 vaga

Para participar do Programa Escala Estudantil os estudantes devem providenciar passaporte e visto de estudante; seguro de saúde, acidente e vida; garantir condições financeiras de estadia na universidade de destino; cumprir o plano de estudos firmado entre coordenadores acadêmicos e permanecer na universidade de destino durante o período de intercâmbio.

Os pré-requisitos para o processo seletivo são: estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFPR; ter um mínimo de 50% de seu curso concluído; ter pelo menos mais um semestre a cursar na UFPR após a conclusão do intercâmbio e ter conhecimento da língua espanhola.

O período de duração do intercâmbio será de um semestre letivo, com acordo previamente estabelecido para equivalência de disciplinas na UFPR.

O estudante da UFPR terá apoio da universidade de destino na forma de alojamento e alimentação. Para auxiliar despesas de transporte até a cidade de destino, a OEI – Organização dos Estados Ibero Americanos fornecerá aproximadamente 200 dólares e a UFPR complementará de modo a totalizar R$ 600,00.

As inscrições podem ser realizadas nas coordenações de cursos ou nos locais designados pelos coordenadores acadêmicos de cada área, mediante editais e datas divulgadas pelos seguintes professores coordenadores: Geografia – Jorge Ramón Gómez – jorgemon@ufpr.br; Engenharia Elétrica – Oscar Gouveia – ogouveia@eletrica.ufpr.br; Administração/Economia – Cleverson Cunha – cleverson.cunha@gmail.com; Biologia – Vanessa Kava Cordeiro – vankava@ufpr.br e Geologia – Fernando Mancini – ferman@ufpr.br.

CALENDÁRIO – O período de seleção vai até o dia 21 de maio e a divulgação dos resultados está prevista para o dia 22. O preenchimento dos formulários do Programa Escala pelos alunos selecionados termina no dia 31 do mesmo mês.

INFORMAÇÕES – Informações adicionais podem ser obtidas na secretaria da AUGM pelo telefone 3360-5154 no período da tarde. Os e-mails são augm@ufpr.br e haraki@ufpr.br. O site da AUGM com todos os detalhes sobre o programa é o http://www.grupomontevideo.edu.uy/escala.

Fonte: ACS

Sugestões

19 novembro, 2025

Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]

18 novembro, 2025

O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]

18 novembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]

17 novembro, 2025

Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]