Imagem Padrão

Prograd apresenta Edital de Melhoria da Graduação 2012

04 abril, 2012
19:14
Por leonardo
Ensino e Educação

Lançamento de Edital da Prograd, 04/04/2012 - Foto: Rodrigo Juste Duarte

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realizou nesta quarta-feira (04) reunião com os coordenadores dos cursos para discutir a nova proposta do edital do Programa de Melhoria da Qualidade Social na Graduação da UFPR. Entre as mudanças previstas está a alteração da quantidade de projetos a serem apresentados. No edital passado especificava que cada curso poderia introduzir um projeto individual e um coletivo. No deste ano, poderá ser apresentado apenas um projeto por curso, sendo individual ou coletivo. A verba liberada para ser distribuída entre os projetos para 2012 é de R$3 milhões. O reitor Zaki Akel afirma que o edital é uma grande oportunidade para a melhoria da graduação.

No ano passado, o edital privilegiou a melhoria nas condições de oferta. Agora, a universidade quer consolidar sua concepção de qualidade na graduação. Segundo o presidente da Comissão Avaliadora, Sávio Moreira da Silva, neste ano, o foco será principalmente em projetos que contemplam a flexibilidade do currículo, a facilitação do caminho do aluno, a inovação pedagógica em cada área e a melhoria no rendimento acadêmico.

Além disso, o processo de aprovação dos projetos também vai mudar. Segundo a proposta, quando uma demanda for aprovada, o coordenador responsável terá que fazer uma sustentação oral para a comissão avaliadora a fim de explicar a importância do projeto. Segundo o vice-reitor Rogério Mulinari, a sustentação oral é uma inovação que pode trazer riqueza ao debate.

Para Eduardo Spinosa, do Fórum de Coordenadores da UFPR, a decisão da Prograd de trazer a discussão do edital para que os coordenadores também pudessem expor suas opiniões foi muito importante.

A pró-reitora de Graduação, Maria Amélia Sabbag Zainko, enfatizou a importância da coordenação nos cursos. Segundo ela, o coordenador é o grande articulador da proposta pedagógica e deve ser valorizado por tal.

Amanda Pofahl

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]