Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professores da UFPR coordenam Manual de Adubação e Calagem para o Paraná

 

Professores Volnei Pauletti e Antonio Carlos Vargas Motta (foto Samira C. Neves)

Dois professores da UFPR estão à frente da produção de um livro que é um marco histórico para a agronomia local, o Manual de Adubação e Calagem para o Estado do Paraná. Os professores Volnei Pauletti e Antonio Carlos Vargas Motta coordenaram a publicação, que conta com diversos autores e traz orientações detalhadas para agrônomos e profissionais de ciências agrárias em relação aos solos paranaenses. A edição é da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Estadual Paraná.

Os trabalhos para a elaboração do manual levaram sete anos e envolveram 73 profissionais, entre eles mais dois professores da UFPR, Aníbal de Moraes e Marcelo Ricardo de Lima. “É um grande desafio que precisava ser vencido. Outros estados já tinham seus manuais e o Paraná, ainda não”, conta o professor Volnei.

Com 482 páginas, o Manual sintetiza todas as informações que existem hoje sobre adubação e calagem do solo paranaense. Há tabelas para orientar a execução dos trabalhos. Por isso, o livro serve como base para definições de doses e de como aplicar adubos e corretivos nas principais espécies cultivadas no Paraná.

O Estado é um dos principais estados no cenário agrícola brasileiro destacando-se como o maior produtor de feijão, cevada, trigo e pinus, e segundo na produção de batata, milho, soja, mandioca.

O Manual está dividido em duas partes. A primeira, composta por sete capítulos, contém informações básicas e orientações para a obtenção dos dados e critérios utilizados para adubação e calagem. A segunda, composta por oito capítulos, contém orientações para a definição de doses e estratégias de aplicação de nutrientes para as espécies abordadas, como milho, trigo, amendoim, soja, canola, feijão, erva-mate e várias outras.

A obra estará à venda no site da Sociedade Brasileira da Ciência do Solo – Núcleo Paraná (http://www.sbcs-nepar.org.br/). O valor é de R$ 100 para não sócios e R$ 80 para sócios.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...