A professora Maria Gisele dos Santos, do Departamento de Educação Física, apresentou este mês um seminário na USP sobre a pesquisa de sua autoria ─ “Estudo da bioenergética muscular através de espectroscopia por ressonância magnética”. O evento foi promovido pelo Centro de Imagens e Espectroscopia in vivopor Ressonância Magnética.
O estudo tem como foco que o constante progresso dos resultados da prática esportiva de alto nível tenha fundamento na melhora e otimização da motricidade do atleta. Estes fatores são baseados numa série de aspectos ambientais, biomecânicos, psicológicos e fisiológicos. Por sua vez, o interesse do estudo nos fatores fisiológicos contempla a estimação direta ou indireta das reservas de energia, assim como sua disponibilidade, transporte e utilização durante o exercício.
Durante a apresentação do seminário, a professora demostrou que durante muitos anos, a única forma de valorizar as modificações bioquímicas e fisiológicas induzidas pelo exercício consistia em analisar os efeitos da adaptação cardiovascular e metabólica (frequência cardíaca, consumo de oxigênio etc.). Segundo a pesquisadora, estudos recentes demonstram que a Ressonância Magnética permite a observação direta das modificações bioquímicas produzidas no músculo. A professora também apresentou alguns resultados obtidos com a utilização da técnica de espectroscopia por ressonância magnética para o estudo da bioenergética muscular.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, entre os dias 25 e 30 de maio, a Semana de […]
A Universidade Federal do Paraná iniciou, em 30 de março, uma nova etapa na formação de gestores educacionais […]
Quem deseja aprender um novo idioma já pode se programar: o projeto +Celin, do Centro de Línguas e […]
Formato com atuação da fundação como agente aduaneiro reduz dependência da cota do CNPq A adoção de modelos […]