Imagem Padrão

Professor de História da UFPR é reconhecido internacionalmente

10 abril, 2006
00:00
Por

O pesquisador foi contemplado pela autoria da obra intitulada “Valério do Bierzo. Autobiografia”, publicado em Português e Castelhano. Resultante de um estudo iniciado há dez anos, o livro é uma reflexão sobre os testemunhos de Valério do Bierzo, monge que viveu no século VII, na região Noroeste da Península Ibérica, durante a dominação visigoda.

Segundo o autor, Valério foi um importante personagem do ponto de vista cultural, fato que verificou estudando o legado de escritos deixados pelo monge, denominados de “Autobiografia”, documentos que compõem o objeto de sua obra.

De maneira geral, o livro também remete ao universo cultural, social, econômico e político do reino hispano-visigodo de Toledo no século VII, constituindo um recorte da História Medieval. Segundo o professor, o prêmio, um dos mais importantes da Europa, contempla também o grande valor da pesquisa medievalista no Brasil. “O conhecimento sobre a Idade Média, seja da Hispania Visigoda ou do Reino de Portugal é um instrumento fundamental para podermos entender algo do que hoje somos”, reflete o professor Renan Frighetto.

Foto(s) relacionada(s):


Castelo Medieval
Foto: Arquivo Google

Fonte: Sônia Loyola

Sugestões

14 julho, 2025

A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]

14 julho, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]