jabuti-academico-premio-ufpr
Professor André Vignatti (terceiro da esquerda para a direita) recebe o prêmio. Foto: Reprodução

Professor da UFPR é o vencedor do Jabuti Acadêmico na categoria Ciência da Computação

06 agosto, 2025
16:06
Por Luana Lopes
Ciência e Tecnologia

O professor André Luís Vignatti, do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi um dos vencedores da noite de premiações do Jabuti Acadêmico. O docente conquistou o primeiro lugar da categoria Ciência da Computação com o livro “A Máquina da Natureza: uma perspectiva cronológica da ciência da computação teórica”.

A premiação ocorreu na noite desta terça-feira (5), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Em sua segunda edição, o Jabuti Acadêmico é promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e busca valorizar a produção científica, técnica e profissional nacional.

André Vignatti é graduado em Ciência da Computação pela UFPR e mestre e doutor na área pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2011, é professor do Departamento de Informática e do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR. Em “A Máquina da Natureza”, Vignatti apresenta, em linguagem não técnica, uma narrativa sobre a história da computação teórica. O livro é voltado tanto para especialistas quanto para curiosos sobre o tema.

A UFPR teve outros dois representantes na premiação do Jabuti Acadêmico, por meio de livros editados pela Editora UFPR. Foram finalistas as obras “Manicômio judiciário: a reclusão disfarçada de cuidado”, de Thiago Bagatin, atualmente professor do curso de Saúde Coletiva da UFPR Litoral, na categoria Psicologia e Psicanálise; e “As mulheres famosas”, com tradução de Adriana Tulio Baggio, na categoria Tradução.

Sobre o prêmio

Este ano em sua segunda edição, o Prêmio Jabuti Acadêmico busca reconhecer e incentivar autores e obras de conteúdo científico, técnico, profissional e acadêmico. Trata-se de uma variação do Prêmio Jabuti, de distinção literária, entregue pela CBL desde 1958.

Na primeira edição do prêmio, o livro “Pelo prisma rural: ensaios de Literatura Brasileira” (Ed. Unicamp), do professor Fernando Cerisara Gil, do Departamento de Literatura e Linguística (Dellin) da UFPR, levou o jabuti na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários.

Sugestões

06 agosto, 2025

Por Flávia Keretsch, sob orientação de Mário Messagi Junior Nesta terça-feira (5), o Hospital de Clínicas da Universidade […]

06 agosto, 2025

O professor André Luís Vignatti, do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi um dos […]

06 agosto, 2025

Evento segue até domingo (10) e é hospedado no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba Com informações dos […]

06 agosto, 2025

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibilizou os resultados das pesquisas de avaliação interna aplicadas aos estudantes de […]