A Câmara Municipal de Curitiba decidiu hoje homenagear a procuradora da UFPR, Dora Lucia Bertulio, com o título de Cidadã Honorária da cidade. A procuradora, que é mestre em Direito Constitucional e Relações Raciais, teve a carreira marcada pela luta contra o racismo e participou ativamente dos processos de implementação das cotas raciais e sociais na universidade.
Prata da casa, ingressou no curso de Direito em 1968, participando ativamente do movimento estudantil em Curitiba e da luta contra o Regime Militar. Iniciou a carreira em Cuiabá (MT), cidade em que atuou grupos chamados SOS Racismo, onde advogados davam suporte jurídico a casos de discriminação racial.
A votação do projeto, proposto pela vereadora Josete (PT), aconteceu nesta manhã e foi aprovada por unanimidade. Por ocasião do dia das mulheres, em 2018, foi publicada no Portal UFPR uma matéria especial sobre a atuação de Bertulio, confira:
Mulheres da UFPR: Dora Lucia Bertulio e o protagonismo na luta anti-racista
Para guiar práticas do movimento de ciência aberta, pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançam o livro […]
No último sábado (26), o pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi palco do Festival […]
Contrato de R$ 15 milhões com a empresa Nutriville foi firmado na noite desta segunda-feira (28) e garante […]
Eventos reunirão cerca de 700 estudantes de 19 universidades da região Sul, entre os dias 30 de julho […]