PPGTurismo UFPR recebe destaque no 18º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu

18 junho, 2024
12:10
Por Bruna Soares
Ensino e Educação

Evento realizado na UNIOESTE de Foz do Iguaçu reconheceu a UFPR com o maior número de aprovações entre as 28 universidades que submeteram trabalhos científicos

A participação do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná (PPGTurismo/UFPR) no 18º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu rendeu um importante reconhecimento para a UFPR: dentre as 28 universidades que submeteram trabalhos científicos, a instituição foi a que contabilizou o maior número de aprovações. O evento integrou a programação complementar do Festival das Cataratas e reuniu pesquisadores e pesquisadoras de todo Brasil entre os dias 05 e 07 de junho, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná  (Unioeste), em Foz do Iguaçu (PR). A organização e realização foi do Instituto de Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDESTUR) em conjunto com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Foto: Daniel Aguirre Campos

No total, foram 10 trabalhos aprovados e apresentados e três minicursos ministrados, dentre discentes, docentes e egressos. Um dos destaques foi concedido ao trabalho “Glamping e Turismo – Uma Análise Conceitual”, apresentado pelas autoras Paula Eising, Alana Rodrigues Fraga e Thays Cristina Domareski Ruiz, professora do PPGTurismo UFPR. O trabalho conquistou a segunda colocação dentre os resumos expandidos do evento.

O programa, que completou uma década de existência em 2023, está prestes a atingir a marca de 100 mestres e mestras formados(as). Nesse período, coleciona reconhecimentos nacionais e internacionais a partir da missão de qualificar profissionais para o exercício do ensino, da pesquisa e atuação no contexto do Turismo e Desenvolvimento, com ênfase à Região Sul do Brasil. São 15 professores doutores com experiência em ensino, pesquisa e extensão integrantes do corpo docente, sendo o único Mestrado em Turismo da região Sul do país totalmente gratuito em universidade pública.

Foto: Daniel Aguirre Campos

Com informações de Alessandro Manzoni, Mestre em Turismo na UFPR.

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.