Com o envelhecimento crescente da população brasileira, faz-se necessário compreender as mudanças e peculiaridades que ocorrem nesse processo, para que sejam desenvolvidas novas técnicas e intervenções específicas para o público idoso. Nesse contexto, o Laboratório de Neuropsicologia (Labneuro) da UFPR convida pessoas com idade entre 20 a 90 anos para participar de pesquisa sobre atenção, memória e concentração. O objetivo é estudar as diferenças e particularidades de desempenho dessa ampla faixa populacional em algumas atividades cognitivas.
Os voluntários precisam apresentar boa saúde de modo geral, não ter diabetes, não apresentar histórico de problemas neurológicos e não fazer uso atual de medicamento psicoativo. Será necessária apenas uma única sessão para realização da pesquisa com duração aproximada de uma hora e 30 minutos.
A pesquisa será realizada na UFPR, campus da Praça Santos Andrade. No final, os participantes receberão orientações sobre como manter a saúde intelectual e evitar problemas de memória, que atualmente consistem na principal queixa cognitiva entre pessoas de meia idade e idosas.
Para mais informações e agendamento de participação entrar em contato com Sabrina Magalhães, psicóloga e mestranda em Neuropsicologia pela UFPR e responsável pela pesquisa.
Contato: (41) 9642-4647 ou magalhaesabrina@gmail.com
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]