Pomar com 1.500 mudas de araucária usa tecnologia desenvolvida na UFPR

Pomar em plantio (foto F. Zanette)

Uma grande plantação de araucárias está surgindo em São José dos Pinhais. Um produtor rural local está plantando um pomar de 10 hectares com 1.500 mudas de araucária enxertadas para produção de pinhões, com objetivo de preservar a espécie. A tecnologia foi desenvolvida na Universidade Federal do Paraná, pelo professor Flávio Zanette e sua equipe.

“Depois de 36 anos de pesquisas para tornar o plantio de Araucaria angustifolia, o nosso pinheiro, uma atividade econômica rentável, temos um bom exemplo de adoção da tecnologia desenvolvida”, observa o professor Zanette. Segundo ele, o fato é relevante, por um lado, pela contribuição na preservação do pinheiro e, por outro, uma demonstração prática da aplicação  dos resultados de pesquisa de uma instituição pública como é a UFPR.

A técnica da enxertia em plantas é conhecida desde 500 anos antes de Cristo. Ela tem várias vantagens e é muito empregada na fruticultura. Permite multiplicar uma boa matriz sem alterar seu genoma. Também permite separar planta macho de planta fêmea. E inicia a produção precocemente, entre outras vantagens. “Com base nestas características estudamos técnicas adequadas para produzir mudas de araucária enxertadas para usufruir destas vantagens. Em 2010 publicamos um método adequado. Temos mudas enxertadas de cultivares como a Vânio Caçador que iniciaram a produção de pinhões 6 anos depois da enxertia”, conta o prof. Zanette.