Imagem Padrão

Pinheiro polinizado pelo homem dá frutos

08 abril, 2005
00:00
Por
66 Visualizações

A pesquisa pela preservação do pinheiro do Paraná, “Araucária angustifólia” em laboratório, conquista mais um importante avanço na UFPR.

Acaba de ser colhida a primeira pinha, fruto da polinização dirigida em 2003. ‘Há 66 pinhões numa única pinha’, comenta com surpresa o pesquisador Flávio Zanette, que começou a desenvolver estudos com pinheiro há quase 20 anos.

A colheita da primeira de mais de 40 pinhas obtidas através da polinização dirigida ocorre um ano e sete meses depois da técnica ter sido aplicada. Os resultados estão comprovando que o homem pode fazer de maneira controlada o que o vento faz aleatoriamente. ‘Assim, teremos sementes de melhor qualidade’, comenta o pesquisador.

Foto(s) relacionada(s):


Pinhão formado
Foto: Flávio Zanette


Polinização feita pelo homem
Foto: Flávio Zanette


Plataforma de Polinização
Foto: Flávio Zanete


Transferência
Foto: Flávio Zanete


Pinheiro
Foto: Flávio Zanete

Fonte: ACS

Sugestões

26 dezembro, 2024

Disputas nos tribunais fundamentam tese destacada pela Capes que investigou contraposição política e jurídica que tem agricultores e indígenas de um lado; e agronegócio e transnacionais do outro.

23 dezembro, 2024

Os candidatos que participaram da segunda fase do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem […]

20 dezembro, 2024

Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]

20 dezembro, 2024

Sediado no Setor de Tecnologia da UFPR, o programa tem a proposta de formação técnica e científica de profissionais, especialmente do setor industrial.