Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa de doutorado avalia as emoções diante de ruídos

recepção do Hospital do Idoso. Foto: Humberto Costa
recepção do Hospital do Idoso. Foto: Humberto Costa

As sensações que 400 pacientes que realizaram consultas médicas ou fizeram exames no Hospital do Idoso Zilda Arns, em Curitiba, sentiram e que gostariam de sentir no ambiente hospitalar, vão ajudar a determinar as emoções evocadas por diferentes sons (paisagem sonora) em ambientes de serviço. A pesquisa de doutorado em Design da UFPR, estuda a influência do som no bem estar das pessoas. No hospital, foram avaliados desde os ruídos da rua, das conversas, dos aparelhos de televisão, entre outros, como o choro ou brincadeiras de crianças. Para determinar essas emoções, o pesquisador Humberto Costa, com orientação do professor de Design da UFPR, desenvolveu uma ferramenta com 10 emoções positivas e outras dez negativas, que foram selecionadas pelos participantes em uma escala de pouco para muito.

O estudo ainda em desenvolvimento, agora está na fase de análise e quantificação dos dados. A conclusão está prevista para março de 2017, quando será defendida a tese, mas já é possível perceber que há uma predominância por emoções negativas, de acordo com o pesquisador. Humberto Costa acredita que a ferramenta que desenvolveu poderá ser aplicada em diversas áreas de atuação, como empresas, shoppings e outras áreas.
pesquisa som2
Com base nos resultados, uma das metas é propor soluções de curto, médio e longo prazos para que a influência do som seja mais positiva, destaca o pesquisador. O Hospital do Idoso, no Pinheirinho, em Curitiba, está instalado em uma construção nova e moderna, com boa estrutura física e tecnológica e, por isso, foi escolhido para aplicar a pesquisa. Os participantes do estudo têm entre 45 e 70 anos. Além do som, a pesquisa avaliou também as impressões olfativas,visuais e táteis do ambiente. Parte da pesquisa será apresentada no Seminário sobre Estética e Filosofia da Música (II Sefim), a ser realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, de 21 a 23 de setembro.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...