Preocupada com a segurança da comunidade universitária e com o bem-estar dos cães que passeiam pelo Centro Politécnico, a Prefeitura da Cidade Universitária (PCU), através da Divisão de Gestão Ambiental (DGA), presta alguns esclarecimentos e dá orientações.
Já foram constatados casos de mordidas, que implicam em tratamento médico e até afastamento das atividades letivas ou de trabalho. A PCU solicita que a comunidade não alimente os animais ─ a disponibilidade de alimento faz com que mais cães apareçam, bem como toda espécie de vetores, como ratos e baratas. Ainda segundo a PCU, quem tiver interesse de alimentar os cães deve pensar na guarda responsável do animal, adotando-o de maneira apropriada.
Ações de sanidade
Uma força tarefa, formada pelo Hospital Veterinário, PCU e Centro de Controle de Zoonoses e Vetores da Prefeitura Municipal de Curitiba, já encaminhou animais para adoção, após castração na Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde, o Castramóvel. A DGA constatou que o problema com o aumento da população canina no Centro Politécnico continua, pois os cães ainda são alimentados nas dependências da UFPR.
Situações emergenciais
Em caso de ataque do cão, a vítima deve se dirigir até a unidade de saúde mais próxima, para que o Centro de Zoonoses seja comunicado. Através do laudo médico da unidade de saúde, o Centro pode fazer a captura dos animais agressivos na universidade.
Manutenção da ordem e segurança no campus
A PCU solicita colaboração da comunidade universitária através de comunicações nos casos de alimentação dos cães. A pessoa que alimenta cães pode ser responsabilizada na ocorrência de mordidas, por meio de Processo Administrativo nos órgãos competentes.
Com informações da Prefeitura da Cidade Universitária
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]
Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]