Novas construções no Centro Politécnico para as engenharias

A construção do prédio que abrigará as unidades de pesquisa, além de salas de aula e gabinetes de professores começou há dois meses. É uma obra de 537m² em três pavimentos que está sendo erguida no campus do Centro Politécnico.

Os recursos de R$509,890 mil foram liberados através do Reuni, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Essa é apenas uma das 83 construções e reformas em andamento na UFPR. Nunca a instituição teve uma expansão tão grande em pouco tempo. Em 2010 serão investidos R$42 milhões, sendo R$10 milhões do Reuni.

Outra obra que começou em janeiro, também no Centro Politécnico é o prédio para o curso de Engenharia Química. Em três andares e perto de dois mil metros quadrados de edificação, são diversas salas de aula e também o setor administrativo. o prédio deve ficar pronto em oito meses. Essa é mais uma obra erguida com recursos do Reuni.

De acordo com Adriano Ribeiro, o coordenador do Reuni na UFPR, o Setor de Tecnologia é um dos que apresentaram o maior número de projetos para o Reuni. Para expandir as vagas nos cursos das Engenharias Mecânica, Elétrica, Ambiental, Química e Arquitetura é necessário aumentar a área construída. Por isso, além do prédio da Mecânica, há obras de salas e laboratórios para Engenharia Química, com mais de cinco mil metros de área. São dois prédios, um deles para a área administrativa.

Canteiro de obras do prédio da Engenharia Mecânica
Foto: Adriano Ribeiro