Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lança editais para empréstimo de notebooks e serviços de Internet para estudantes que necessitarem

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou nesta terça-feira (9/6) dois editais no escopo de um Plano de Inclusão Digital coordenado pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae). Os estudantes da UFPR que necessitarem poderão emprestar computadores e receber um auxílio para a contratação de Internet. A ação foi planejada depois de um levantamento indicar que muitos estudantes tinham esta necessidade para manter suas atividades acadêmicas de forma remota durante o período de afastamento social devido à pandemia de covid-19.

A iniciativa envolve ainda uma campanha para doação e empréstimo de computadores pela comunidade acadêmica. Aqueles que quiserem participar podem entrar em contato com a Prae pelo e-mail prae@ufpr.br ou pelo telefone (41) 9 8402 1131. A meta é conseguir mais 500 computadores para integrar a ação.

A pró-reitora da Prae, professora Maria Rita de Assis Cesar, destacou a importância do plano envolver diversas unidades no esforço para sanar o problema. Ela destacou ainda a importância de pensar estas ações antes de implementar mais amplamente a educação remota a fim de não prejudicar os estudantes com acesso precário à Internet, ao contrário de instituições que só se depararam com os problemas depois de iniciada as ações.

Empréstimo de computadores

O edital de Apoio Pedagógico – Empréstimo de Computadores (15/2020), vai oferecer até 1500 computadores aos estudantes, para participar é necessário acesar o documento e fazer e preencher o formulário do pedido. Há dois formulários, um para estudantes que fazem parte dos programas de assistência estudantil da Prae e outro para aqueles que ainda não participam. O período para o preenchimento dos formulários é de 9 a 24 de junho.

Auxílio para a Internet

Já o edital de Prestação de Serviços de Conexão à Rede Internet (14/2020), vai oferecer até 3000 auxílios para a contratação de pacotes de acesso. Apenas estudantes já atendidos pelos programas de assistência estudantil poderão acessar o auxílio no valor de 100 reais. Para se inscrever é necessário preencher o formulário indicado no edital, o período para o preenchimento é de 9 a 23 de junho.

Segundo a pró-reitora, “a falta de inclusão digital é um dos elementos que aparecia muito fortemente em todas as falas e em todas as pesquisas que foram feitas pelos centros acadêmicos e coordenações de curso, com este grupo de trabalho a gente consegue sanar esta questão”. A professora destacou o fato de que o programa atenderá estudantes com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A iniciativa vai criar vários pontos de apoio para a recepção dos equipamentos doados ou emprestados e a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agtic) da UFPR vai trabalhar com a manutenção dos computadores. Os campi avançados também contarão com locais para entrega e manutenção.

Fazem parte do programa ações de suporte às ações de tecnologia educacional remota na forma de cursos para estudantes sobre o tema, sob responsabilidade da Coordenadoria de Integração de Políticas de educaçaõ a Distância (Cipead). A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) vai realizar o acompanhamento de estudantes indígenas, quilombolas, migrantes e refugiados, surdos, pessoas com deficiência e com transtornos globais de desenvolvimento, para garantir que suas necessidades específicas sejam atendidas.

Confira fala do reitor sobre a iniciativa!

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...