Imagem Padrão

Servidor da UFPR com deficiência visual defende dissertação de mestrado em Filosofia

08 dezembro, 2017
18:14
Por

O servidor da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFPR Wagner Bitencourt defendeu dissertação de mestrado no curso de Filosofia no último dia 7, às 14h30. O tema da dissertação de Wagner foi “A extramundanidade na ontologia fundamental”, sob orientação do professor Marco Antonio Valentim. A banca foi composta pelos professores Walter Romero Menon Júnior, do Departamento de Filosofia da UFPR, e pelo professor Libanio Cardoso Neto, da Unioeste.

De acordo com Bitencourt, o tema, que teve como base o filósofo moderno Martin Heidegger, sempre foi de seu interesse, uma vez que abordava os princípios da filosofia. “Optei por este tema pois mexe com o próprio sentido da filosofia. Quando me aprofundei, encontrei limites com outras áreas, como a arte, a estética, a ética, a política e a própria deficiência”, afirma.

Wagner Bitencourt e a mãe, Marise, que acompanhou a apresentação. Foto: Samira Chami Neves / Sucom UFPR

Wagner, que é deficiente visual, entrou na graduação de bacharelado em Filosofia em 2006, formando-se no ano de 2011. Voltou à universidade como servidor em 2012 e, logo em seguida, em 2014, entrou para o Programa de Pós-Graduação em Filosofia como mestrando.

“Durante todo o período fui assistido pelo NAPNE [Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais], assim como pelos próprios professores da graduação”, relata Wagner. “Fazia a leitura dos textos através de tecnologias assistivas e as provas, durante a graduação, foram feitas oralmente”, conta.

Inclusão e acessibilidade

Inaugurado em 2006, o NAPNE é ligado à Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e oferece alternativas de inclusão às pessoas da comunidade acadêmica da UFPR em diferentes situações: com deficiência físico-motora, cegos ou com visão subnormal, surdos ou com resíduos auditivos, com dificuldades de aprendizado ou que enfrentam condutas típicas e síndromes. Também pessoas com altas habilidades e superdotação são acompanhadas pelo núcleo, que atende servidores, alunos e professores.

Sugestões

15 julho, 2024

A abertura de disciplinas isoladas para o segundo semestre do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade […]

15 julho, 2024

Guilherme Pinheiro e Amanda Hashimoto inscreveram no Aerogel Architecture Award 2024 um plano de transformação do sobrado histórico abandonado no Centro de Curitiba

11 julho, 2024

Doze calouros da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de […]

10 julho, 2024

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2025 do curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao […]