O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (Mae-UFPR) realizará a inauguração das exposições “Mestres do Fandango” e “Re-Tratos da Rua” na próxima quarta-feira (23), às 16h. O evento, que integra as comemorações de 60 anos do Mae-UFPR, vai acontecer no auditório do museu, em Paranaguá, e a entrada será gratuita.
A mostra “Mestres do Fandango”, produzida em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá (Secultur), homenageia os mestres fandangueiros do litoral paranaense. A exposição contará com fotografias que tem como objetivo ressaltar a importância dessa tradição para as comunidades locais e a sua relação com o museu.
A exibição de “Re-Tratos da Rua”, por sua vez, apresenta a construção do olhar fotográfico de pessoas em tratamento pelo abuso de álcool e outras drogas. As imagens que serão mostradas fazem um recorte de realidades cotidianas que muitas vezes são negligenciadas e vistas de forma estereotipada.
As fotografias foram produzidas por participantes do Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (Caps AD) de Curitiba, durante os anos de 2014 e 2015. Por meio da oficina, foram produzidas imagens que refletem as visões pessoais de suas próprias histórias nas ruas e nos seus entornos.
O Auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR fica localizado na Rua XV de Novembro, nº 575, em Paranaguá.
Por Thiago Fedacz, sob supervisão de Aline Fernandes
Com informações de Mae-UFPR.
Neste final de semana, o documentário “Trecho Seis”, produzido pela Agência Escola da Universidade Federal do Paraná (UFPR), […]
Parte da programação da Escola de Verão de Física de Curitiba, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Física […]
Estudantes de odontologia da UFPR desenvolveram aplicativo que ajuda nas mudanças comportamentais necessárias para o tratamento da disfunção temporomandibular; veja como baixar.
Candidatos aprovados e incluídos na lista de espera do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já […]