Ministro assina cessão do prédio da extinta RFFSA para a UFPR

A solenidade de assinatura está marcada para as 18 horas, no saguão de entrada do próprio edifício, localizado na esquina das Ruas João Negrão e Sete de Setembro. O ato será acompanhado pela professora Márcia Helena Mendonça, reitora em exercício da UFPR.

Conforme o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR Paulo Yamamoto, a universidade pretende começar a utilizar o prédio já a partir de março de 2009. Caberá ao Conselho Universitário da instituição definir quais setores e cursos serão transferidos para o local.

“A partir da assinatura do Termo de Cessão, vamos imediatamente começar a realizar algumas intervenções emergenciais no imóvel”, informa Yamamoto. “Essa transferência é uma conquista importante para a UFPR e também para a cidade. Vamos contribuir com a revitalização do bairro Rebouças.”

A universidade estima que serão necessários cerca de R$ 9 milhões para as obras de reforma e restauração do edifício. Parte dos recursos já estão garantidos através do REUNI – Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais.

Desde a privatização da RFFSA, ocorrida em 1997, o imóvel não recebeu obras de manutenção.

Segundo a coordenadora-geral de Administração de Bens da Administração Pública Federal Marizete Fernandes Bandini, a cessão de bens da União para universidades públicas faz parte de uma política prioritária do governo federal.

“Nesse primeiro momento, é firmado um Termo de Cessão provisória. Na seqüência, a cessão pode se transformar em definitiva ou até mesmo na doação do imóvel”, explica Marizete.

A cessão definitiva e a doação dependem da quitação da totalidade das dívidas judiciais da extinta Rede Ferroviária. Para tanto, parte dos imóveis da empresa foram listados para serem vendidos pela União. Os recursos obtidos servirão para compor o fundo contingente criado para garantir o pagamento de tais passivos.

De acordo com a Secretaria de Patrimônio da União, o imóvel localizado no bairro Rebouças nunca esteve no fundo contingente.

Sobre o imóvel

Construído ainda na década de 50, o Edifício Engenheiro Teixeira Soares tem 13,1 mil metros quadrados de área construída e 15,8 mil de área de terreno.

Sua função original era abrigar a oficina das locomotivas. Os escritórios estavam instalados no Edifício Garcez, no Centro de Curitiba.

Uma equipe de engenheiros da UFPR realiza há alguns meses um levantamento arquitetônico para verificar as atuais condições do prédio.

Tombado como Unidade de Interesse de Preservação, o prédio terá de ser reformado conforme as características originais de sua construção.

Fachada do prédio da RFFSA no bairro Rebouças, em Curitiba
Foto: Izabel Liviski